REDES SOCIAIS

23°C

Governo pede para que Congresso retire urgência de projeto para criação do ‘Dia Nacional Marielle Franco’

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O governo enviou uma mensagem ao Congresso Nacional pedindo a retirada de urgência na discussão do Projeto de Lei que institui o “Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça”. O despacho foi publicado nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial da União.

A proposta é assinada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco ? irmã de Marielle.

O projeto prevê que a data seja instituída no dia 14 de março, que é a mesma data que marca o assassinato da vereadora.

A proposta foi enviada para o Congresso Nacional em março. As ministras afirmam que o projeto tem como objetivo “conscientizar a sociedade a respeito das violências sofridas pelas mulheres no ambiente político, em especial, mulheres negras”.

Marielle Franco era vereadora do Rio de Janeiro e foi assassinada no dia 14 de março de 2018. Além dela, Anderson Gomes, motorista do carro em que a vereadora estava, também foi executado.

As investigações ainda não esclareceram quem mandou matar Marielle. A principal linha de investigação é que a motivação da morte seja política.

LEIA TAMBÉM

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS