REDES SOCIAIS

24°C

Governo publicará em fevereiro regras para uso de câmeras corporais por polícias, diz secretário do MJ

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, disse nesta quarta-feira (3) que o governo publicará em fevereiro as diretrizes nacionais para utilização de câmeras corporais pelas polícias.

Capelli havia anunciado a intenção de divulgar as regras para o uso do equipamento pelas forças de segurança até o final de 2023, mas a medida ficou para este ano.

Nesta quarta, o secretário confirmou em suas redes sociais a apresentação da normatização.

?Vamos publicar em fevereiro as Diretrizes Nacionais para Utilização de Câmeras Corporais pelas polícias. Processo com consulta pública e construído com a participação das polícias de todos os estados, sem exceção. Ideologizar o debate sobre segurança pública não faz bem ao Brasil?, afirmou.

Segundo Cappelli, a medida é resultado do trabalho do ministério em parceria com os estados, polícias militares, secretarias de segurança e policiais civis.

São Paulo

O governo, sob comando de Tarcísio de Freitas (Republicanos), registrou elevação de 34% no número de pessoas mortas no ano passado, de acordo com levantamento do g1 feito com base nos números do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público.

Em 2022, 248 pessoas foram mortas por policiais militares em serviço, contra 333 em 2023 (até 20 de dezembro de ambos os anos).

O aumento no número de mortes vêm um ano depois de o estado registrar, em 2022, o menor número de mortes praticadas por PMs em serviço da história, após a implementação das câmeras nos uniformes.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS