REDES SOCIAIS

26°C

Governo quer que Caio Paes de Andrade assuma a presidência da Petrobras ainda nesta semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Diante da renúncia de José Mauro Ferreira Coelho da presidência da Petrobras , o governo já montou uma operação para oficializar, ainda nesta semana, o nome de Caio Mário Paes de Andrade para lugar dele no comando da estatal.

?Tudo será resolvido nesta semana, de preferência ainda nesta terça-feira (21)?, disse ao blog um assessor presidencial.

Empossado como presidente, o segundo passo de Caio Paes de Andrade será trocar toda a diretoria da estatal, seguindo orientações do Ministério de Minas e Energia acertadas com o Palácio do Planalto.

?Vai ser uma invasão bárbara na Petrobras?, disse ao blog um interlocutor do agora ex-presidente José Mauro Ferreira Coelho.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O governo tem dois caminhos para oficializar Caio Paes de Andrade no comando da estatal ainda nesta semana. O preferido é a nomeação dele para a vaga no Conselho de Administração aberta com a renúncia de José Mauro Coelho.

Quando a vaga é aberta após uma renúncia, como foi o caso atual, o conselho tem o poder de se reunir e aprovar o nome de um substituto.

Depois, esse nome seria ratificado em assembleia de acionistas. Uma vez aprovado como conselheiro, o nome do indicado por Bolsonaro pode ser aprovado, na mesma reunião, para a presidência.

Só há uma etapa a ser vencida para que esse caminho seja o adotado: o Comitê de Pessoas da Petrobras precisa aprovar o nome de Caio Paes de Andrade, checar se ele se enquadra na Lei das Estatais e nas suas regras de governança.

O governo espera que isso aconteça ainda nesta semana, talvez nesta terça.

O outro caminho seria o presidente interino indicado pelo Conselho de Administração, Fernando Borges, nomear Caio Paes de Andrade como diretor-interino da empresa.

Uma vez diretor, o conselho poderia trocar o atual presidente interino, Fernando Borges, por Caio Andrade. Para ser presidente interino, o indicado tem de ser conselheiro ou diretor atualmente da empresa.

VÍDEOS: notícias de política

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS