O governo decidiu acelerar o pagamento de R$ 600 milhões em emendas parlamentares para ações de auxílio ao Rio Grande do Sul, afetado por chuvas intensas nos últimos dias. A ação foi anunciada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
?As emendas destinadas ao Rio Grande do Sul que já tenham sido analisadas pelos órgãos e que estejam aptas a serem executadas terão seus pagamentos autorizados de forma imediata?, explicou Padilha.
Emendas parlamentares são verbas previstas no Orçamento da União e são destinadas por deputados e senadores para obras e projetos nos estados. A liberação é feita pelo governo, a partir de pedido formalizado por parlamentares.
Fortes chuvas e 39 mortes confirmadas
As intensas chuvas sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias deixaram cidades inteiras alagadas, causaram o transbordamento de rios e, até a noite de sexta-feira (3), causaram 39 mortes.
O governo estadual decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal.
Além da ajuda para as necessidades básicas da população, o Rio Grande do Sul vai precisar também refazer algumas obras de infraestrutura, afetadas pelas enchentes.
Fonte G1 Brasília