REDES SOCIAIS

28°C

Grupo de brasileiros deixa Faixa de Gaza e retorna para o Brasil; veja caminho previsto

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Após mais de um mês de espera, um grupo de 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza estão a caminho do Brasil. Eles deixaram a Faixa de Gaza e seguiram em direção ao Egito na manhã deste domingo (12).

O grupo é formado por pessoas que estavam no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah. Logo de manhã, eles se deslocaram para o controle migratório palestino de Gaza e passaram para o Egito (veja mais abaixo).

Depois, de acordo com informações do Itamaraty, o grupo seguiu para a estação do Egito (2 km de percurso de ônibus), chegando lá foi recebido pela equipe da embaixada do Brasil no Cairo e submetido aos trâmites migratórios de entrada naquele país.

Assim que o procedimento for finalizado, o Ministério das Relações Exteriores informou que veículos contratados pela embaixada do Brasil no Egito levarão o grupo para uma base aérea localizada próximo ao Cairo, lá uma aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República aguarda a chegada dos brasileiros.

Segundo Paulino Carvalho Neto, embaixador do Brasil no Egito, a previsão inicial é de que, neste domingo, o grupo durma no Egito para descansar e se alimentar.

Quando chegarem ao Brasil, a expectativa é que os brasileiros venham direto para Brasília, onde serão recepcionados por autoridades locais. No local também será montado um posto da Receita Federal e da Polícia Federal.

Inicialmente, os brasileiros devem ficar dois dias no alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB) para se recuperar e a partir daí aqueles que tiverem família no Brasil seguirão para suas casas e outros poderão ser levados para um alojamento no interior de São Paulo.

O que já foi feito

  • Grupo deixou as cidades de Khan Younis e Rafah, na região Sul da Faixa de Gaza.
  • Brasileiros se deslocaram para o controle migratório palestino de Gaza.
  • Grupo entrou no Egito e foi recebido pela equipe da embaixada do Brasil no Cairo;
  • Grupo é submetido a controle migratório para entrar no país.

Próximos passos

  • Grupo deve ser levado por veículos contratados pela embaixada do Brasil no Egito até o Cairo;
  • Brasileiros embarcam na aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República;
  • Voo chega a Brasília.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS