REDES SOCIAIS

30°C

Grupo de brasileiros que deixou Faixa de Gaza chega ao Cairo; veja caminho previsto até o Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O grupo de 32 pessoas, que estava na Faixa de Gaza, chegou à capital do Egito, Cairo, no fim da tarde domingo (12). O grupo deve embarcar para o Brasil nesta segunda-feira (13), segundo o governo federal.

O grupo é formado por 22 brasileiros, 7 palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM, documento para residência temporária ou permanente de estrangeiros no Brasil) e 3 palestinos familiares próximos. Eles estavam no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah.

“O grupo de 32 brasileiros e familiares que deixou a Faixa de Gaza hoje pela manhã acaba de chegar ao hotel onde pernoitará, no Cairo. A decolagem do Egito para o Brasil, em voo da FAB, acontecerá amanhã, 13/11, pela manhã”, publicou o Itamaraty na noite deste domingo.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

A saída de Gaza começou na manhã deste domingo (12) quando o grupo se deslocou para o controle migratório palestino da região. Depois, de acordo com informações do Itamaraty, os brasileiros saíram do local e seguiram para a estação do Egito (2 km de percurso de ônibus). Lá foram recepcionados pela equipe da embaixada do Brasil no Cairo e submetidos aos trâmites migratórios de entrada naquele país.

Após passar pela imigração, os brasileiros almoçaram e depois seguiram viagem para o Cairo, capital do Egito. O transporte será feito em veículos contratados pela embaixada do Brasil no Egito e deve durar cerca de seis horas.

Uma aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República, aguarda a chegada dos brasileiros em uma base aérea localizada próximo ao Cairo.

Neste domingo, o grupo deve dormir no Egito para descansar e se alimentar. Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o aeronave com os brasileiros deve sair do Egito nesta segunda-feira (13) às 06h50, no horário de Brasília, e chegar ao Brasil por volta das 23h30.

Estão previstas três paradas técnicas durante o percurso, são elas: em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF).O destino final da aeronave será Brasília, onde o grupo será recepcionado por autoridades. No local, também será montado um posto da Receita Federal e da Polícia Federal (PF) para recebê-los.

O presidente Lula (PT) parabenizou o Itamaraty e a FAB pela atuação na Operação Voltando em Paz, que busca brasileiros vítimas da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas em Gaza.

Após chegar ao Brasil, os brasileiros devem ficar dois dias no alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB) para se recuperar. A partir daí aqueles que tiverem família no Brasil seguirão para suas casas. Outros poderão ser levados para um alojamento no interior de São Paulo.

O que já foi feito

  • Grupo deixou as cidades de Khan Younis e Rafah, na região Sul da Faixa de Gaza.
  • Brasileiros se deslocaram para o controle migratório palestino de Gaza.
  • Grupo entrou no Egito e foi recebido pela equipe da embaixada do Brasil no Cairo;
  • Grupo foi submetido a controle migratório para entrar no Egito.

Próximos passos

  • Grupo deve ser levado por veículos contratados pela embaixada do Brasil no Egito até o Cairo;
  • Brasileiros embarcam na aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República;
  • Voo chega a Brasília.

Leia mais:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS