Disputado por 9 times, o Campeonato Mato-grossense 2025 teve que ser alterado seu formato de disputa por conta da desistência do Cáceres. Atual tetracampeão estadual e único time na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá é o favorito para manter a hegemonia dos últimos anos.
O maior campeão Mato-grossense é o Mixto com 24 títulos, seguido pelo Cuiabá com 13 taças e o Operário Várzea-grandense em terceiro com 12. O Dom Bosco tem seis, Luverdense e Sinop têm três cada. Operário FC, União e Nova Mutum tem um título. Academia,Primavera-MT e Sport Sinop nunca levantaram a taça.
Regulamento
Na primeira fase, as 9 equipes se enfrentam todas contra todas em turno único. As oito melhores classificadas avançam para as quartas de final. A última equipe é automaticamente rebaixada para a segunda divisão.
As equipes vão se enfrentar em um turno único, com os dois primeiros colocados se classificando diretamente para a semifinal. Já os times que ficarem entre a 3ª e a 6ª posição avançam às quartas de final. O 7º e 8º estarão eliminados e 9º colocado será rebaixado para a segundona.
A equipe de melhor campanha das quartas de final encara o segundo classificado da primeira fase. Já o líder enfrenta o time de pior campanha entre os que avançarem. A final e a disputa de terceiro lugar serão disputados em jogos de ida e volta.
TV CENTRO AMÉRICA TRANSMITE
As transmissões do estadual de 2025 serão em TV aberta para todo o estado de Mato Grosso. Os dias e horários estão mantidos: nas tardes de sábado, às 15h30. A TV Centro América e a Federação Mato-grossense de Futebol completam 16 anos de parceria em 2025.
Como chega cada um dos 9 participantes?
O grande favorito a mais um título mato-grossense, o Cuiabá renovou com o técnico Bernardo Franco. Do elenco que caiu para a segunda divisão permaneceram 13 jogadores. Atual tetracampeão estadual e disparado o clube com maior investimento dentre os 9 clubes participantes, credenciam o time da capital como favorito ao título.
O Dourado renovou com o zagueiro Bruno Alves, e conta com Derik Lacerda para a temporada 2025. O lateral-direito Matheus Alexandre tem sondagens. O primeiro reforço para a temporada de 2025 foi o latera-esquerdo Sander, ex-Goiás e Sport.
SPORT SINOP
De volta a elite, o Sport Sinop estreia na próxima quarta-feira contra o Luverdense, no Gigante do Norte, às 19h.
O destaque fica por conta do atacante Cleberson Tiarinha, que está na sua terceira passagem pelo clube, sendo ídolo da torcida. O técnico é Eduardo Müller. O clube fez uma série de contratações, incluindo os colombianos, Santiago Castaño que é goleiro e o lateral-esquerdo Diego Navarro.
LUVERDENSE
Um dos candidatos a tirar a hegemonia do Cuiabá, o Luverdense montou um elenco forte, com destaque para o experiente lateral Raul Prata que disputou à Série B do Campeonato Brasileiro em 2024, pelo Novorizontino.
MIXTO
Clube mais vitorioso do estado, o Alvinegro da Vargas quer voltar a ser campeão mato-grossense – último título foi em 2008. A diretoria contratou 21 jogadores, além do técnico Lucas Isotton.
OPERÁRIO VG
O Chicote da Fronteira é o atual campeão da Copa FMF. Agora tenta retornar a uma final de estadual. Em 2015, 2019 e 2021, o time perdeu perdeu o título para o Cuiabá
O elenco treina sob comando do técnico Rogério Henrique que foi campeão da Copa FMF em 2024. Apenas dois jogadores que foram campeões na temporada passada permaneceram para 2025. O lateral-direito Matheus Castanha e o atacante Dênis.
Apesar de chegar em 10 finais na história do Mato-grossense, o clube tem apenas um título (2010), e foi o último antes da hegemonia entre Cuiabá e Luverdense, que conquistaram tudo desde 2011.
Tradicional time do sul do estado, o Colorado passa por reformulação após o vice-campeonato estadual. O técnico é Leandro Sena, anunciado no fim de outubro. Ele estava no Sousa-PB e tem o título da Série D de 2022, com o América-RN, no currículo.
O União deve começar o estadual com o goleiro Lucas como titular com os zagueiros Abdala e Davi. Na frente Italo Tanque deve ser a referência. O capitão é o volante Geandro.
NOVA MUTUM
Profissionalizado em 2019, o Nova Mutum estreou na elite estadual em 2020. No mesmo ano, conquistou o título inédito em sua história. O Azulão da Massa é o último campeão antes do tri consecutivo do Cuiabá. Destaque para a contratação do atacante Thiago Ribeiro, que foi campeão mundial pelo São Paulo em 2005.
ACADEMIA
?O Academia Futebol Clube completa dez anos neste ano. A equipe de Rondonópolis, conseguiu se manter na primeira divisão do estadual e promoveu para este ano 12 jovens jogadores ao elenco principal. O Time Sub-17 foi vice-campeão do estadual em 2024. Quem comanda a equipe é o técnico Edinho Rosa.
PRIMAVERA-MT
O Primavera conta com o retorno de boa parte dos jogadores que atuaram no Campeonato Mato-grossense de 2024 e na Copa FMF. O time também tem dado espaço para jovens valores.Destaque para o zagueiro Jordan que foi o autor do primeiro gol da história do Gigante Roxo na Série A do Estadual.
A equipe será comandada pelo técnico Gelson Conte, que chegou durante a Copa FMF de 2024 e teve o contrato renovado para o estadual. Na edição passada, terminou na sétima colocação do Mato-grossense.
Veja a tabela do Mato-grossense 2025
Por conta da desistência do Cáceres, a próxima edição da elite do futebol de Mato Grosso reunirá nove equipes na busca pela taça. O Mato-grossense 2025 será transmitido ao vivo pela TV Centro América para todo o estado.
1ª rodada
11 de janeiro (sábado)
União x Mixto | Luthero Lopes | 15h30
Nova Mutum x Academia | Valdir Doilho Wons | 15h30
12 de janeiro (domingo)
Operário VG x Cuiabá | Dito Souza | 18h
Luverdense x Primavera | Passo das Emas | 18h
Fonte GE Esportes