Após a derrota por 2 a 1 para a Chapecoense, fora de casa, pela Série B, o técnico Guto Ferreira avaliou o desempenho do Cuiabá e reconheceu que a equipe não começou bem a partida.
Segundo ele, o time sentiu o impacto do gramado sintético da Arena Condá, que altera o ritmo de jogo e exige outra adaptação tática, embora tenha evitado usar o fator como justificativa principal.
– Nós não começamos bem a partida. Nossa equipe costuma começar mais forte do que entrou hoje. O tipo de piso muda o jogo. Quem está acostumado a jogar na grama sente a diferença do sintético. É outra velocidade, outro tipo de jogo. Mas não vou colocar a culpa nisso – explicou Guto.
A Chapecoense abriu o placar ainda no primeiro tempo logos aos 7 minutos, em cobrança de falta de Mailton. Para o treinador, a jogada parecia despretensiosa, mas acabou mudando completamente os rumos da partida.
– Não foi tão perto. O Mailton teve uma felicidade medonha ao fazer o gol. Aí muda qualquer tipo de estratégia. A Chape se defende com linha de cinco, às vezes 5-3-2 ou 5-4-1, e a gente não conseguiu as vitórias pessoais – analisou.
No primeiro tempo, o Cuiabá pouco criou e não levou real perigo ao gol adversário. Já na segunda etapa, com alterações promovidas por Guto, especialmente a entrada de Patrick de Lucca, autor do gol de empate, a equipe procurou mais o ataque.
– Houve um crescimento, principalmente quando entra o Patrick. Nossa equipe consegue empurrar totalmente a equipe deles. A Chape sentiu um pouco o gol, mas tínhamos que fazer um jogo mais equilibrado e no contra-ataque fomos batidos e acabamos perdendo o jogo – lamentou.
Mesmo com mais posse de bola, o treinador ressaltou a falta de efetividade do Dourado.
– A gente pode ter rondado mais, pode até ter tido mais posse, mas não fomos efetivos. Ganhou quem aproveitou melhor as chances.
Guto também comentou sobre o equilíbrio da Série B nesta temporada. Para ele, não há um time que deve liderar com sobras, como aconteceu em edições anteriores.
– Esse ano vai ser um campeonato altamente peleado. Vai se disputar a cada jogo, a cada minuto, a cada segundo. E os detalhes vão decidir. Até a rodada passada, a gente estava vencendo em casa e empatando fora. Agora são duas derrotas. Temos que nos reerguer, ajustar, e buscar recuperação contra o Vila Nova – afirmou.
Próximo compromisso
O Cuiabá volta a campo na próxima semana em uma segunda-feira (26) , quando enfrenta o Vila Nova, às 20h, na Arena Pantanal.
Fonte GE Esportes