REDES SOCIAIS

You have exceeded the maximum rate limitation allowed on your subscription plan. Please refer to the "Rate Limits" section of the API Documentation for details.

°C

Ibama aprova simulado de emergência da Petrobras, e exploração na Foz do Amazonas avança

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Ibama aprovou, nesta quarta-feira (24), a Avaliação Pré-Operacional (APO) da Petrobras na Bacia da Foz do Amazonas, no Amapá, na região da Margem Equatorial. O simulado de resposta a emergências, realizado em agosto, era uma das etapa do processo de licenciamento ambiental para a perfuração de um poço exploratório no bloco.

A expectativa da Petrobras agora é apresentar ajustes adicionais, pedidos pelo Ibama, até a sexta-feira (26). Em seguida, a empresa espera receber o licenciamento.

  • ?A Margem Equatorial é uma faixa do litoral brasileiro que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. A região inclui áreas marítimas profundas e pouco exploradas, com potencial para grandes reservas de petróleo e gás natural.
  • Ela é considerada estratégica por especialistas do setor energético por reunir características geológicas semelhantes às encontradas em campos de petróleo da Guiana e do Suriname, onde já foram feitas descobertas relevantes.

O pedido de licenciamento vem ser arrastando há anos. O Ibama já negou a exploração na área, porque, segundo o órgão, a Petrobras não havia apresentado programa adequado de emergência em caso de acidente.

A empresa renovou o pedido e, agora, apresentou um plano aprovado pelo Ibama.

No parecer, protocolado nesta quarta, o Ibama afirmou que ?levando em consideração as observações registradas pela equipe de avaliadores, a robustez da estrutura apresentada, bem como o caráter inédito da atividade executada ? marcada por desafios logísticos relevantes, pela dimensão da estrutura acionada e pela amplitude das vertentes de análise ? considera-se a Avaliação Pré-Operacional do Bloco FZA-59 aprovada?.

Apesar da aprovação, o órgão determinou que a Petrobras faça ajustes no plano de proteção à fauna ?de modo a contribuir para o processo de melhoria contínua da estrutura de resposta, garantindo sua adequação e alinhamento aos requisitos da região?. A estatal se comprometeu a revisar o documento e reapresentá-lo até sexta-feira (26).

Com a conclusão da APO e o cumprimento dos requisitos restantes, a Petrobras aguarda a licença ambiental para iniciar a perfuração do poço exploratório, que servirá para coletar dados geológicos e avaliar a existência de petróleo na região.

A empresa afirma que o projeto faz parte da estratégia de desenvolver a Margem Equatorial brasileira, considerada uma nova fronteira de exploração. Segundo a Petrobras, a iniciativa é essencial para reforçar a segurança energética do país e garantir recursos para a transição energética.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS