window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Vídeos inéditos do dia 8 de janeiro mostram a vistoria que o presidente Lula fez no Palácio do Planalto ainda na noite do domingo, quando golpistas destruíram as sedes dos Três Poderes. Nas imagens, Lula recebe informações sobre a perícia e vai até a sala da primeira-dama. Também há um comentário dele sobre o ato antidemocrático numa conversa com Rosa Weber, presidente do STF.
“Houve negligência de quem deveria não ter negligência”, disse Lula a Rosa Weber. O presidente foi até o STF, o prédio mais danificado entre os três que representa os Poderes, logo depois de fazer a vistoria no Planalto. O presidente estava no interior de São Paulo, em Araraquara, quando os atos de violência começaram.
As imagens, obtidas com exclusividade pelo blog, mostram Lula fazendo uma vistoria no gabinete da primeira-dama Janja, que fica no terceiro andar do Planalto, onde está o seu gabinete. Nesse andar, foram destruídas obras de arte, como o quadro de Di Cavalcanti e uma mesa do designer Sergio Rodrigues.
Outro vídeo mostra o presidente olhando, do terceiro andar do Palácio do Planalto, o estrago feito no segundo andar, onde fica o salão nobre –esse andar, cujo acesso se dá também pela tradicional rampa do Planalto, foi o mais destruído da Presidência.
Também há nas imagens um perito da Polícia Federal falando com o presidente e apresentando o trabalho que seria feito. “Sou o chefe da equipe de peritos da Polícia Federal. Vamos trazer uma equipe de 50 peritos para cá. Tem delegados aqui também. Vamos periciar o Palácio do Planalto, o STF e o Congresso”, disse o funcionário da PF a Lula.
Fonte G1 Brasília