REDES SOCIAIS

26°C

Incompetência de Abílio em não fazer manutenção nos 3 primeiros meses do ano nas bocas de lobo da cidade causou o caos na tempestade que caiu no dia do aniversário de Cuiabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Na data em que Cuiabá celebra seus 306 anos de história, o presente oferecido à população pelo prefeito Abílio Brunini foi o completo colapso urbano. Em vez de homenagens e festividades, o que se viu no dia 8 de abril foram ruas submersas, casas alagadas e famílias em desespero. O motivo? A negligência crônica da gestão municipal com um dos serviços mais elementares da administração pública: a manutenção preventiva das bocas de lobo.

Durante os meses de janeiro, fevereiro e março, período tradicionalmente marcado por chuvas intensas na capital mato-grossense, a Prefeitura de Cuiabá não realizou as ações básicas de limpeza e desobstrução dos sistemas de drenagem. O resultado da omissão foi sentido de forma dramática com a tempestade que caiu sobre a cidade nesta segunda-feira. O vídeo de uma moradora da Rua Barão de Vila Bela é contundente: bocas de lobo completamente entupidas, água invadindo residências e carros sendo engolidos pelas enxurradas.

“Prefeito Abílio, olha como está a rua Barão de Vila Bela. Todas as bocas de lobo entupidas. Olha os transtornos que está trazendo para as famílias. As pessoas estão perdendo tudo”, relata a moradora em vídeo comovente e revoltante, símbolo do despreparo da atual administração frente às obrigações mais básicas de zeladoria urbana .

É inaceitável que, mesmo ciente da previsibilidade das chuvas e da responsabilidade constitucional de proteger o cidadão, o prefeito tenha permitido que bairros inteiros ficassem à mercê da sorte. Não se trata apenas de ineficiência — trata-se de uma afronta à dignidade da população cuiabana.

A data de fundação da cidade deveria ser momento de orgulho, mas se converteu em retrato da falência administrativa. É preciso que o Ministério Público e a Câmara Municipal apurem com rigor a ausência de planejamento e execução das ações de manutenção preventiva do sistema de drenagem da capital. Cuiabá não pode mais ser vítima do descaso.

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS