Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (12) pelo jornal o Globo aponta que 40% dos moradores do Sudeste dizem não se lembrar das manifestações de junho de 2013. O indicador é o mais alto entre todas as regiões do país, apontam os dados.
No Nordeste, por exemplo, apenas 23% afirmam que não se lembram do movimento ou não responderam — índice mais baixo do país. Por outro lado, 57% dos nordestinos afirmam que não apoiaram os protestos realizados há dez anos.
Já o Sul é a região com a maior proporção de pessoas que afirmam que apoiaram o movimento: 23%.
Veja os indicadores abaixo:
Segundo a pesquisa, os nordestinos são também os que avaliam as manifestações de junho da pior forma. Para 30%, as consequências do movimento foram “muito negativas”. Os indicadores são bem menores no Sudeste (18%) e no Sul (21%.
A pesquisa também traz a informação de que, passados dez anos, um terço das pessoas não soube dizer ou não quis dizer se os protestos foram positivos ou negativos para o país. Além disso, 18% não souberam dizer em quem votou nas últimas eleições, em 2022, no segundo turno.
Veja outros indicadores abaixo.
Avalia que junho de 2013 teve consequências “muito negativas”
- Norte/Centro-Oeste: 25%
- Nordeste: 30%
- Sudeste: 18%
- Sul: 21%
Avalia que junho de 2013 mudou sua forma de escolher candidatos nas eleições
- Norte/Centro-Oeste: 23%
- Nordeste: 24%
- Sudeste: 19%
- Sul: 21%
A pesquisa foi feita com 2 mil pessoas em 127 municípios, entre 1º e 5 de junho. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Fonte G1 Brasília