REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Ipec: colunistas analisam resultado da pesquisa presidencial desta segunda; veja vídeos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (12), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 46% das intenções de voto, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 31%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% e, Simone Tebet (MDB), 4%.

O levantamento anterior do instituto, divulgado em 5 de setembro, mostrava Lula com 44% e Bolsonaro com 31% das intenções de voto. Ciro tinha 8%, enquanto Tebet registrou 4%.

Comentaristas do g1 e da Globonews avaliam que a estabilidade apontada pelo Ipec é uma notícia negativa para a campanha de Bolsonaro, que está 15 pontos percentuais atrás de Lula a 20 dias das eleições.

LEIA TAMBÉM:

Veja abaixo análises da pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira:

Mauro Paulino


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

“Mais uma pesquisa cujo o resultado aponta para estabilidade, que é o caminho traçado até aqui por essa eleição. Essa variação de dois pontos percentuais de Lula, para cima, está dentro da margem de erro, assim como foi a variação de Bolsonaro no Datafolha da semana passada“, avaliou Mauro Paulino.

O comentarista também analisou os dados internos da pesquisa, que “mostram alguns movimentos, mas a maioria deles dentro da margem de erro de cada segmento”.

Paulino disse ainda que, diferentemente da pesquisa Datafolha, o levantamento do Ipec não trouxe crescimento das intenções de voto para o atual presidente.

“Essa pesquisa do Ipec era muito aguardada porque ela confirmaria, ou não, aquela variação estatística captada pelo Datafolha. Se seria uma consequência depois da ampla exposição dos atos do Sete de Setembro e se ela permaneceria. O Ipec mostra que não”, disse.

Miriam Leitão


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Para Miriam Leitão, Bolsonaro não consegue crescer nas pesquisas mesmo após ações econômicas do governo federal e dos atos registrados no Sete de Setembro.

“Ele fez tudo. Ele usou os cofres públicos. Ele colocou a serviço da campanha uma data nacional, o Bicentenário da Independência. Mesmo assim, ele não se mexe”, disse.

Julia Dualibi


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

“A questão aqui é avaliar o tempo. A pesquisa Datafolha, quando a gente mergulha e começa ler os outros recortes, a gente vê alguns movimentos que são muito positivos para Bolsonaro. Nessa não”, disse Julia Dualibi sobre o resultado do levantamento feito pelo Ipec.

A comentarista também analisou alguns recortes da pesquisa, como as oscilações entre o eleitorado evangélico e da região Sudeste.

Apesar de Bolsonaro ter variação positiva nestes públicos, a oscilação foi dentro da margem de erro. “Para onde você olha, você não consegue tirar uma boa notícia para ele”, afirmou.

Gerson Camarotti


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Assim como Julia Dualibi, Gerson Camarotti também avalia que a estabilidade na pesquisa Ipec não é uma boa notícia para a campanha de Jair Bolsonaro.

“Você teve a redução do preço dos combustíveis. Você teve essa PEC eleitoral, ferindo todo o regramento fiscal brasileiro, ferindo todo o regramento eleitoral. Se esperava um efeito muito maior. A gente tá vendo agora uma estabilidade”, afirmou.

Camarotti também analisou os atos de Sete de Setembro que, para ele, eram “a grande cartada” da campanha de Bolsonaro.

“O fato novo que a campanha esperava com o Sete de Setembro, mesmo mobilizando todo um aparato governamental. Mesmo usando tudo isso, não mudou”, avaliou.

Flavia Oliveira


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

A comentarista Flavia Oliveira analisou os efeitos do pagamento de benefícios por parte do governo federal nas pesquisas eleitorais divulgadas pelo Ipec. Para ela, “a equação continua favorável para Lula”.

Flavia acredita ainda que os adversários políticos de Bolsonaro conseguiram convencer o público que as medidas adotadas pelo governo tinham intenção eleitoreira.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS