REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Israel x Hamas: Secretário da ONU elogia apelo de Lula por intervenção humanitária, diz Planalto

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Palácio do Planalto informou nesta quarta-feira (11) que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, entrou em contato com o representante do Brasil na ONU, Sérgio Danese, para elogiar a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em publicação, fez um apelo por uma intervenção humanitária na região de conflito entre Hamas e Israel.

Em comunicado divulgado nesta quarta em uma rede social, Lula afirma:

  • que “crianças jamais poderiam ser feitas de reféns” e devem ser libertadas ? tanto as israelenses reféns do Hamas, quanto as palestinas com suas mães na Faixa de Gaza;
  • que é “urgente uma intervenção humanitária internacional” e um cessar-fogo na região;
  • que o Conselho de Segurança da ONU se juntará aos esforços para a interrupção do conflito.

“Quero fazer um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional para que, juntos e com urgência, lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio”, diz Lula na mensagem.

Segundo o Palácio do Planalto, na ligação com Sergio Danese, António Guterres disse estar disposto a fazer uma apresentação ao Conselho de Segurança da ONU sobre a situação humanitária.

O Brasil está à frente da presidência rotativa do Conselho de Segurança e, segundo Lula, o país vai se juntar “aos esforços para que cesse de imediato e em definitivo o conflito”.

O presidente brasileiro passou por cirurgias no quadril e nos olhos no fim de setembro e ainda cumpre período de duas semanas de repouso absoluto e sem aparições públicas. Desde então, Lula tem se manifestado apenas pelas redes sociais e pela comunicação oficial do governo.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O que aconteceu até agora

?? Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou 5 mil foguetes.

Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.

Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.

?? Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.

“Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque.

“O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.”

Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.

?? Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã desta quarta-feira, que mais de 2.255 pessoas morreram. Mais de 1.200 foram em Israel. O Ministério da Saúde de Gaza informou ter registrado 1055 mortes de palestinos.

?? O que é e onde fica Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.

Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km².

Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312,4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).

Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.

?? Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.

Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS