REDES SOCIAIS

22°C

Itamaraty chama encarregado da Embaixada dos EUA para prestar esclarecimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) convocou nesta sexta-feira (8) o encarregado de Negócios da embaixada dos Estados Unidos (EUA), Gabriel Escobar, para uma nova cobrança e pedido de explicações sobre a nota publicada pela representação americana no país fazendo ameaças diretas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Não é a primeira vez que Escobar é convocado no Itamaraty para dar explicações. Essa é a terceira vez que isso ocorre desde que as relações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, azedaram de vez com o Brasil.

Gabriel Escobar esteve nesta sexta pela manhã no Itamaraty, quando foi cobrado sobre o que a embaixada queria dizer exatamente com a nota que afirma que o governo dos EUA está monitorando de perto os demais ministros do STF que por acaso sigam os mesmos passos de Alexandre de Moraes (veja vídeo abaixo).

A nota foi divulgada pelo Departamento do Hemisfério Ocidente do Departamento de Estado americano, traduzida e publicada na quarta (6) pela embaixada, que hoje está sem embaixador, mas é chefiada pelo encarregado de negócios no Brasil.

Ele, por sinal, esteve nesta quinta em uma audiência com o vice-presidente Geraldo Alckmin para tratar das negociações do tarifaço. A equipe do presidente Lula considerou a nota da embaixada uma ameaça descabida e absurda, inaceitável, por atacar a soberania nacional ao ameaçar ministros do STF de serem também sancionados.

?O encarregado de Negócios Escobar é, atualmente, o representante oficial da embaixada no país, enquanto um embaixador não é formalmente designado pelo presidente Trump. A embaixadora anterior, Elizabeth Frawley Bagley, deixou a função com a eleição do novo chefe da Casa Branca.

– Esta reportagem está em atualização

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS