REDES SOCIAIS

25°C

Janaina Riva: ?Colegiado deverá decidir se Wilson será afastado ou não?

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) acredita que a decisão pelo afastamento ou não do deputado Wilson Santos (PSD) da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa (ALMT) deverá ser tomada em colegiado. A comissão foi criada no início deste mês para julgar os recentes atos do deputado Gilberto Cattani (PL).

Em conversa com jornalistas na quarta-feira (14), Janaina, que presidirá a Comissão de Ética da AL, disse que não há previsão sobre o afastamento de membros no regulamento interno. Todavia, pelos ritos da Assembleia Legislativa, a decisão poderia ficar a cargo de ofício, emitido pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (UB) ou em decisão de colegiado.

“É algo atípico, mas eu entendo que quem tenha que definir [o afastamento de Wilson] é o Colegiado. Pode, acho, que o presidente de ofício, porque aqui na Assembleia a gente faz isso. O presidente tem esse poder de definir. Mas, eu como presidente [da Comissão de Ética] prefiro que o colegiado tome a decisão”, destacou a deputada.

“Eu entendo que, se o Wilson entender que deve afastar, ele pode afastar. Agora, não vou dizer que seria de bom senso, porque também não sei qual a intenção dele na participação. Agora, é um tema polêmico e tudo que a gente não queria agora é polêmica. E a Comissão de Ética tem que ser imparcial”, acrescentou.

O afastamento de Wilson Santos da Comissão de Ética da Casa Parlamentar foi protocolado por Gilberto Cattani, que acusou o colega parlamentar de perseguição e suspeição no processo que pode resultar em seu afastamento das funções legislativas. Wilson, porém, descartou as chances de deixar a Comissão, a menos que a determinação seja proferida pela presidência da AL.

Cattani é alvo da Comissão Ética após a Assembleia Legislativa acatar um requerimento da Comissão de Mulheres, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), que pediu a investigação e as devidas providências da Casa contra o deputado, após este comparar a gestação de mulheres com a de vacas e, posteriormente, gravar outros dois vídeos ironizando a repercussão negativa de sua fala.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS