window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Para André Janones, pré-candidato do Avante à Presidência, o ex-presidente Lula “sempre fez uma apologia à ignorância”. Ele disse isso ao elogiar a história de superação do petista e ao comentar o fato de ele não ter cursado universidade. Janones também elogiou a política de cotas para diversificar o acesso ao ensino.
“Eu sou a prova do investimento público em educação. Alguém com a realidade que era absolutamente impensável que hoje eu estivesse disputando o cargo de presidente da República, tivesse na Câmara dos Deputados representando o povo brasileiro.”
“Com uma diferença aqui clara, que eu gosto sempre de traçar esse paralelo, é em relação à trajetória de outros políticos, como por exemplo do ex-presidente Lula, que apesar de ter uma história de muita superação, sempre fez uma apologia à ignorância.”
O deputado deu as declarações nesta segunda-feira (11), na terceira e última da série de entrevistas com pré-candidatos a presidente comandada por Renata Lo Prete, apresentadora do podcast “O Assunto” (leia mais ao final desta reportagem). A conversa foi transmitida ao vivo direto do estúdio do g1, em São Paulo, e no Globoplay.
“Eu acho que essa é a grande herança ruim que a ascensão de Lula ao poder deixou para o povo brasileiro, que fica parecendo que ‘ah, mas ele não precisou nem de uma universidade’, como se isso teria dificultado a vida dele como presidente da República. Independente de você achar que ele foi bom ou ruim, ele teria sido ainda melhor, e não pior por ter tido acesso ao ensino. Então, eu tenho absoluta convicção que eu sempre tenho dito nas minhas falas que a gente precisa dar o peixe e ensinar a pescar.”
VEJA TAMBÉM:
‘O Assunto’ nas eleições
O primeiro programa da série do podcast “O Assunto” com pré-candidatos à Presidência da Repúbilca foi com Ciro Gomes (PDT), em 13 de junho. O segundo com Simone Tebet (MDB), no dia 20 de junho.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) também foram convidados, mas não confirmaram presença até 3 de junho, prazo estipulado em reunião de 31 de maio com representantes dos partidos na qual foram informadas regras e datas para a realização da série.
Com duração prevista de uma hora e meia, todas as entrevistas ficarão disponíveis na íntegra, em vídeo e em áudio (como episódio especial do podcast). Durante o programa, os pré-candidatos também responderão a perguntas do público.
O g1 convidou os cinco primeiros colocados na pesquisa Datafolha divulgada em 26 de maio.
Fonte G1 Brasília