REDES SOCIAIS

35°C

Janones no g1 – trecho: ‘São golpistas que não representam a democracia’, diz sobre caminhoneiros que incitaram violência no 7 de Setembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

André Janones (Avante), pré-candidato à Presidência da República, afirmou nesta segunda-feira (11) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) criou a figura do caminhoneiro Marcos Antonio Pereira Gomes, o Zé Trovão. O caminhoneiro atacou instituições e o Supremo Tribunal Federal (STF) no 7 de setembro de 2021 e teve prisão determinada pelo Supremo.

“A figura do Zé Trovão, ninguém sabia quem era aquele cara e eu perguntava dentro dos caminhoneiros e ninguém falava nem mal nem bem porque ninguém nem sabia que aquele cara existia”, disse. “Está dentro dessa ala controlada pelo ministro Tarcísio, controlada pelo presidente Bolsonaro, com vistas simplesmente a tumultuar. Por exemplo”.

O deputado deu a declaração nesta segunda-feira (11), na terceira e última da série de entrevistas com pré-candidatos a presidente comandada por Renata Lo Prete, apresentadora do podcast “O Assunto” (leia mais ao final desta reportagem). A conversa foi transmitida ao vivo direto do estúdio do g1, em São Paulo, e no Globoplay.

Para Janones, que apresentou crescimento nas redes sociais quando virou representante extraoficial de caminhoneiros na greve de 2018, pessoas como Zé Trovão são exceção na categoria.

“A gente precisa fazer essa diferenciação e esses caminhoneiros que incitaram essa violência, esses ataques às instituições no 7 de Setembro no ano passado, são golpistas que não representam a categoria”, disse.

O deputado comparou a forma como Jair Bolsonaro agiu junto aos caminhoneiros com a maneira do presidente lidar com a religião. Para ele, existe uma tentativa de associar a figura política a esses grupos sociais.

“Acredito que ele fez com o cristão, com a religião evangélica, ele fez o que fez com os caminhoneiros nesse caso. A gente já lembra dos caminhoneiros como golpistas, que fechar o STF. Não, não são os caminhoneiros que querem fechar o STF, é uma meia dúzia de golpistas que, por acaso, tem um caminhão”, falou.

‘O Assunto’ nas eleições

O primeiro programa da série do podcast “O Assunto” com pré-candidatos à Presidência da República foi com Ciro Gomes (PDT), em 13 de junho. O segundo com Simone Tebet (MDB), no dia 20 de junho. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) também foram convidados, mas não confirmaram presença até 3 de junho, prazo estipulado em reunião de 31 de maio com representantes dos partidos na qual foram informadas regras e datas para a realização da série.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS