A vaga de titular no gol do Cuiabá na reta final do Brasileirão está nas mãos do experiente goleiro João Carlos. Peça importante na campanha de acesso do Dourado à Série A, agora ele tem a missão de ajudar o time a permanecer na elite do futebol nacional. Responsabilidade que o jogador leva com tranquilidade, pelo tempo no clube e pela preparação ao longo da temporada.
João Carlos disputou oito partidas em 2022, sendo quatro pelo Campeonato Brasileiro. Antes de iniciar o jogo contra o Internacional, no último sábado, havia sido titular somente no início de junho, diante do Corinthians.
Com pouca regularidade em campo, o goleiro destacou o foco em estar preparado para aproveitar a oportunidade.
– Está sendo uma responsabilidade muito grande, mas eu estou motivado, porque a gente vem trabalhando no dia a dia para, quando for solicitado, estar pronto. A mentalidade sempre foi essa, estar motivado. Apesar de não estar jogando regularmente, a dedicação nos treinamentos foi a mesma.
Do atual elenco, João Carlos é um dos jogadores com mais tempo no clube. Presente no acesso e na campanha de permanência na Série A, ele conta com o apoio da torcida auriverde, o que eleva a confiança para lidar com o momento do time na competição.
– Quando a gente é bem acolhido pela torcida, naturalmente ficamos mais à vontade. A gente teve um grande ano de 2020 pela Série B, um grande ano em 2021, quando tive poucas chances de jogar, mas estava fazendo parte do elenco. E agora tive oportunidades melhores de atuar neste ano, pela Sul-Americana e Brasileiro. Mas eu me sinto em casa. Cuiabá é minha casa hoje.
Sem vencer há quatro jogos, o Cuiabá voltou ao Z-4 na rodada passada. Apesar do momento delicado, o goleiro afirmou que o grupo tem confiança de que irá alcançar a pontuação necessária para se manter na primeira divisão.
– Claro que a situação incomoda um pouco, estranho seria se a gente estivesse satisfeito. Mas eu sinto um grupo confiante e esperançoso. Sinto que os jogadores acreditam em seu potencial, sinto os jogadores seguros. A gente sabe da dificuldade que vamos ter até o final. Vai ser guerra, luta dia após dia e jogo após jogo.
O próximo desafio pelo Brasileirão é contra o Athletico, clube que revelou João Carlos para o futebol. Ele falou sobre o reencontro com o Furacão e projetou o duelo, mais um longe da Arena Pantanal.
– Eu saí do Athletico faz bastante tempo, mas o clube hoje é uma potência, está mostrando isso, tanto que chegou à final da Libertadores com méritos. Tem um grande elenco, um estádio que é difícil de jogar e uma torcida que apoia o tempo todo. Mas acho que a gente pode sim focar e manter a concentração. Temos capacidade de fazer um grande jogo e competir de igual para igual.
Cuiabá e Athletico se enfrentam neste domingo, às 18h (de MT), na Arena da Baixada, pela 27ª rodada. O Dourado chega para o confronto em 17º lugar na tabela, com 26 pontos, dois a menos que a primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
Fonte GE Esportes