REDES SOCIAIS

28°C

Juca vê com naturalidade ?queda de braço? dentro do MDB

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

@media only screen and (max-width: 767px) {
.img-wrapper {
margin-bottom: 5px;
}

.content-title {
margin-bottom: 10px;
}
}

O deputado estadual Juca do Guaraná Filho (MDB) classificou como natural o impasse no consenso em torno da criação de uma nova Executiva Municipal do MDB em Cuiabá. A comissão provisória, ora presidida pelo advogado Francisco Faiad, expirou e, desde então, o partido na capital segue sem comandante.

Três grupos distintos disputam o comando da sigla em Cuiabá e a construção de um novo diretório: o do prefeito Emanuel Pinheiro; o do filho dele, deputado federal Emanuelzinho; e o grupo da deputada estadual Janaina Riva, que conta com apoio dos deputados Dr. João, o deputado federal Juarez Costa e o presidente eleito da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin.

Para Juca do Guaraná, essa divisão é normal, mas o consenso será o resultado final das discussões.

“Você vê aí o próprio União Brasil [UB] do governador [Mauro Mendes], do próprio presidente da AL tem isso, e chega no final, com um nome de consenso e tudo resolvido”, disse Juca na semana passada, se referindo ao “racha” envolvendo a disputa interna no União entre Eduardo Botelho e o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para saber quem disputará a prefeitura de Cuiabá pelo UB.

BRIGA DURA

O advogado e ex-presidente d Comissão Provisória do MDB, Francisco Faiad, é tido como parte do grupo de Emanuel Pinheiro, gerando uma certa resistência da deputada Janaina Riva e o deputado Juarez Costa em manter o jurista como presidente municipal da sigla.

A disputa será acalorada, uma vez que entra em jogo a determinação de qual será o posicionamento político do MDB nas eleições municipais do ano que vem – vista como fundamental para quem tem interesses em disputar as eleições gerais em 2026.

Recentemente, Janaína e Juarez deram um passo importante na corrida à direção municipal do MDB Cuiabá, ao trabalharem pela eleição do prefeito de Primavera do Leste (242 Km de Cuiabá), Léo Bortolin, à presidência da AMM.

Tanto Janaína, quanto Juarez e Bortolin têm interesse nas eleições majoritárias de 2026, e por isso querem ampliar sua influência no maior colégio eleitoral de Mato Grosso. Contudo, Emanuel Pinheiro também tem interesses políticos a longo prazo e não quer perder influência e espaço na política cuiabana.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS