REDES SOCIAIS

28°C

Judiciário prevê rigor em julgamento do Seif no TSE e especula sobre impacto político

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Acusado de abuso de poder econômico por ter contato com o apoio logístico e político do empresário Luciano Hang na campanha de 2022, o senador Jorge Seif (PL-SC) deve ter o destino político selado nesta terça (30), quando o Tribunal Superior Eleitoral retomará seu julgamento. A previsão de integrantes da corte é a de que um veredito seja dado ainda hoje.

Seif, um dos próceres do bolsonarismo, tem alcance e articulação limitados no cenário político, mas é um personagem caro aos bolsonaristas, o que fez com que o impacto de sua eventual cassação tenha sido alvo de conversas no Judiciário.

O cenário complexo, de embates entre o governo Lula e o Congresso e entre o Congresso e o Supremo, entrou na conta. Integrantes de cortes superiores avaliam que a provável cassação de Seif poderá alavancar propostas de restrições ao Judiciário — ou mesmo de retaliação, como mandato a integrantes do Supremo ou um projeto que revise as atribuições constitucionais da corte.

As avaliações levam em conta o histórico de muito rigor do TSE na quadra mais recente –e Seif será, provavelmente, o último caso de grande monta da corte sob a batuta do ministro Alexandre de Moraes.

Aliados do ministro, inclusive, têm reagido com bastante incisividade quando questionados sobre as conjecturas do impacto político do julgamento de Seif. “O TSE julga fatos, não impactos ou gestos. Fatos.”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS