REDES SOCIAIS

34°C

Juiz de imigração rejeita tentativa de Trump de deportar estudante palestino

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Um juiz de imigração dos Estados Unidos rejeitou a tentativa do governo do presidente Donald Trump de deportar o estudante da Universidade de Columbia Mohsen Mahdawi, preso no ano passado após participar de protestos pró-Palestina.

Advogados de Mahdawi detalharam a decisão em um documento apresentado nesta terça-feira (17) a um tribunal federal de apelações em Nova York, que analisava a ordem responsável por sua libertação da custódia de imigração em abril.

Este foi o caso mais recente em que um juiz de imigração rejeitou uma ação ligada ao esforço mais amplo do governo Trump para deter e deportar estudantes estrangeiros com posições pró-Palestina ou anti-Israel que participaram de ativismo em campi universitários.

A juíza de imigração Nina Froes, sediada em Chelmsford, Massachusetts, afirmou em decisão de 13 de fevereiro que o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos não conseguiu comprovar que ele era passível de deportação. Segundo ela, a tentativa se baseou em um documento não autenticado assinado pelo secretário de Estado Marco Rubio.

Veja os vídeos em alta no g1:

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-9tabi .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

?Esta decisão é um passo importante para defender aquilo que o medo tentou destruir: o direito de falar pela paz e pela justiça?, disse Mahdawi em comunicado.

O departamento não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da agência Reuters. O governo pode contestar a decisão da juíza no Conselho de Apelações de Imigração, órgão ligado ao Departamento de Justiça dos EUA.

Mahdawi, nascido e criado em um campo de refugiados na Cisjordânia, foi preso em abril de 2025 ao comparecer a uma entrevista sobre seu pedido de cidadania americana. Um juiz determinou rapidamente que o governo Trump não o deportasse dos EUA nem o retirasse do estado de Vermont.

Após duas semanas detido, Mahdawi deixou o tribunal federal em Burlington, Vermont, depois que o juiz distrital Geoffrey Crawford ordenou sua libertação.

Em outro caso, em 29 de janeiro, um juiz de imigração encerrou o processo de deportação iniciado pelo governo contra a estudante de doutorado da Universidade Tufts Rumeysa Ozturk, alvo após coassinar um artigo de opinião que criticava a resposta da universidade à guerra de Israel em Gaza.

No mês passado, um juiz federal em Boston decidiu que o governo havia adotado uma política ilegal de deter e deportar acadêmicos como Ozturk e Mahdawi, o que teria inibido a liberdade de expressão de estrangeiros nas universidades. O Departamento de Justiça recorre da decisão.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS