REDES SOCIAIS

40°C

Lira diz que desenho de ministérios de Lula não teve rendimento esperado por parte do governo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o desenho escolhido pelo presidente Lula para o desenho da Esplanada dos Ministérios não teve o rendimento esperado, referindo-se à composição da base do governo. A afirmação foi feita durante entrevista ao J10, da GloboNews, nesta segunda-feira (12).

?Cada governo escolhe como fazer a composição da sua base. O presidente Lula optou por fazer um desenho da sua Esplanada dos Ministérios, e esse desenho não teve o rendimento esperado por parte do governo.?

Lira disse que sempre foi contrário à participação do Congresso em ministérios e que defende que cada poder se limite ao seu papel instituído pela Constituição.

Questionado sobre a governabilidade de Lula, o presidente da Câmara afirmou que a Casa não foi obstáculo para nenhuma votação do governo e que o Planalto foi avisado sobre problemas na articulação.

“Demos a esse governo tranquilidade orçamentária e financeira para fazer um ano de acomodação política muito tranquila. Votamos o arcabouço e votamos a PEC da reestruturação dos ministérios, com muita dificuldade, diga-se de passagem”, disse.

Lira também elogiou a articulação política feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mas negou que tenha sugerido para que Lula o colocasse na Casa Civil.

Troca no Ministério do Turismo


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Arthur Lira também comentou a possibilidade de troca no comando do Ministério do Turismo. Como adiantado pelo blog da Ana Flor, Lula já decidiu substituir Daniela Carneiro (União-RJ).

Para entregar votos para o governo na Câmara, o União Brasil tem pedido a substituição de Daniela Carneiro. O partido tem ainda outros dois ministros no governo, mas alega que Daniela não representa a bancada.

Um dos nomes cogitados para assumir o Ministério do Turismo no lugar de Daniela é o de Celso Sabino (União-PA). Lira disse que é muito difícil o presidente da Câmara arbitrar quem é melhor ou pior e que não tem preferências.

“Eu penso que o governo está procurando alternativas e espero que esses inícios de tratativas ajudem mais do que atrapalhem”, disse.

VÍDEOS: tudo sobre política

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS