Foram quatro meses no cargo de auxiliar-técnico do Corinthians. Uma experiência que Luciano Dias carrega para a sequência da carreira como treinador. Com mais bagagem, ele volta ao futebol mato-grossense à frente do União, único time com 100% de aproveitamento no início do Estadual.
Em exclusiva ao ge, o comandante contou como o período no clube paulista que integra a elite do futebol brasileiro agregou profissionalmente.
Luciano integrou a comissão técnica liderada por Fernando Lázaro no Timão. Ajudou a comandar o time em jogos válidos pelo Campeonato Paulista e Libertadores.
– Eu peguei muitas coisas sobre analisar de uma forma diferente e agregar mais conteúdo nos momentos do jogo para ter uma visão mais ampla. E também de ter formas diferentes de passar as orientações aos atletas e principalmente de que forma você pode acrescentar formas de jogar aos jogadores. Passar para os atletas um leque maior de situações para que eles possam entender melhor o jogo.
Hoje no Colorado, Luciano Dias conduz o time no melhor início de Campeonato Mato-grossense desde 2020. São quatro vitórias em quatro jogos. Com 100% de aproveitamento, o Colorado marcou oito gols e sofreu apenas um – segundo ataque mais positivo e melhor defesa ao lado do Primavera.
O comandante destacou como pode aproveitar o aprendizado adquirido no Timão para a sequência da carreira.
– Além de aprender, também vi que muitas coisas não são diferentes. Costumo falar pro meu grupo aqui, há situações que eu cobro do União como acontecia no Corinthians trabalhando com grandes jogadores renomados.
– A rotina, a cobrança de determinados treinamentos e trabalhos para fazer com que a equipe entenda seu modelo de jogo para poder executar não são diferentes. Essa experiência é boa neste sentido também. Quando o jogador do União vê que você cobra comportamentos e que ele tem a mesma capacidade de um atleta que está no Corinthians. É claro que a experiência e a qualidade de um atleta que está no Corinthians e já vivenciou muitas coisas é muito maior. Mas um atleta que está no União tem a capacidade de executar as mesmas funções – concluiu.
O União de Luciano Dias volta a campo no domingo pelo Mato-grossense. O Colorado recebe o Operário VG, às 17h, no Luthero Lopes, em jogo válido da quinta rodada do Estadual.
Fonte GE Esportes