REDES SOCIAIS

25°C

Lúdio diz que empréstimo de US$ 40 milhões contraído por Mendes deixará conta por quase duas décadas

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Um dos principais críticos ao empréstimo de US$ 40 milhões pelo Governo de Mato Grosso junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o deputado Lúdio Cabral (PT) alertou para uma fatura alta que será paga por quase duas décadas.

Em sessão nesta quarta-feira (18), os deputados estaduais – por maioria dos votos – deram aval para que o Estado contrate a operação.

O projeto encaminhado o Legislativo, no entanto, é quase que uma incógnita, segundo Lúdio.

Conforme ele, apesar do alto montante, as condições de pagamento não estão fixadas e dependem da negociação final com o banco.

“O projeto veio para essa Casa sem informações básicas. Segundo dados trazidos pelos técnicos, algumas questões ainda serão negociadas com o credor, mas teremos uma transação de 19 anos. Um empréstimo que passará por cinco governos”, afirmou o deputado.

Outro ponto de preocupação, conforme o parlamentar, é que o empréstimo será contraído em dólar e não há nenhum mecanismo de proteção em relação a variação cambial.

“Um empréstimo que considero desnecessário. O Estado tem recursos em caixa suficientes para ‘modernizar a gestão’, se de fato for esse o sentido da proposta. Mas é importante destacar: não há está no projeto de lei nem prazo, nem número de parcelas, nem período de carência, nem taxas de juros”.

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS