O presidente Lula acionou seus ministros, até os pressionados por seus partidos a deixarem o governo, para pedir votos para aprovação do projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Os ministros do Turismo, Celso Sabino (União) dos Esportes, André Fufuca (PP), participaram das articulações, entrando no corpo a corpo em busca de apoio para uma das principais bandeiras da campanha eleitoral de Lula no próximo ano.
Por sinal, Lula segue com a disposição de mantê-los no governo. O ministro do Turismo acompanha o presidente nesta quinta-feira (2) em visita ao Pará, para vistoriar obras da COP 30 em Belém. O dos Esportes circulou ontem pelo plenário da Câmara e se reuniu com o líder do PP, dr. Luizinho.
Não foram só eles, os ministros da Frente Ampla também foram acionados, como os do MDB e PSD.
Ao final, o medo das ruas foi o que mais pesou para o placar avassalador, de 493 votos a favor e nenhum contra. Dezoito deputados não compareceram.
Alguns, com ausências justificáveis, como a deputado Luiziane Lins (PT-CE), que estava no barco de ajuda humanitária com destino à Faixa de Gaza e foi apreendido pelas forças de Israel.
O deputado Mauro Benevides (PDT-CE) está internado. Já o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) acrescentou mais uma falta na sua ficha de presenças porque vai continuar nos Estados Unidos onde articula sanções contra o Brasil e o Judiciário.
Fonte G1 Brasília