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Lula dá posse a Sidônio Palmeira como ministro da Secretaria de Comunicação

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O publicitário Sidônio Palmeira tomou posse nesta terça-feira (14) como novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cerimônia de posse no Palácio do Planalto formaliza o início da gestão de Sidônio, que nas últimas semanas fez a transição com a equipe do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que deixa a Secom após dois anos no cargo.

A Secom é responsável por formular e implementar a política de comunicação do governo federal. Isso inclui gerenciar a publicidade oficial, o relacionamento com a imprensa e a divulgação de programas e ações do Executivo.

Marqueteiro de Lula na campanha de 2022, Sidônio foi escolhido para tentar melhorar a comunicação do governo. Ainda em dezembro, o presidente que faria as “correções necessárias” na área.

Lula entende que a aprovação na faixa de um terço, conforme institutos de pesquisa, está aquém dos resultados do governo, como a alta do Produto Interno Bruto (PIB) e baixa taxa de desemprego.

O presidente também espera que o novo comando da Secom consiga enfrentar a direita nas redes sociais. Sidônio e equipe já tentam nos últimos dias desmentir informações a respeito de taxação nas movimentações financeiras por meio do Pix.

Ao contrário do que circulou pelas redes sociais, a medida não implica em cobrança adicional de impostos ? mas o contribuinte deve estar atento porque movimentações atípicas podem gerar problemas para quem não declara seus rendimentos de forma correta.

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Quem é Sidônio Palmeira?

Nascido na Bahia, Sidônio Palmeira formou-se em engenharia, porém fez uma bem-sucedida carreira na publicidade, coordenando campanhas de empresas e de políticos.

Sidônio fortaleceu seus laços com o PT em 2006, quando liderou a campanha vitoriosa de Jaques Wagner ao governo da Bahia. Desde então, esteve envolvido em projetos de destaque, incluindo a eleição de Rui Costa (PT) como governador da Bahia e a campanha presidencial de Fernando Haddad em 2018.

  • Campanha de Lula e anúncios recentes

Em 2022, Sidônio assumiu o papel de marqueteiro da campanha de Lula, sendo peça-chave na estratégia que derrotou o então presidente Jair Bolsonaro (PL). Após a vitória, manteve proximidade com o Palácio do Planalto, oferecendo conselhos estratégicos e participando de reuniões importantes.

A pedido de Lula, Sidônio ampliou a presença no Planalto no final de 2024. Ele participou do anúncio do pacote de corte de gastos, da reunião ministerial de fim de ano e do pronunciamento de Natal do presidente.

O anúncio do pacote de ajuste fiscal foi saudado pela base de Lula por incluir a proposta de isentar de Imposto de Renda (IR) a partir de 2026 trabalhadores que recebem até R$ 5 mil mensais. A estratégia, no entanto, contribuiu para disparada do dólar por desagradar o mercado financeiro, que esperava medidas mais severas de cortes.

Fonte G1 Brasília

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