REDES SOCIAIS

40°C

Lula deve dar ‘aviso prévio’ à presidente da Caixa para acabar com insatisfações na base aliada

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve dar um “aviso prévio” oficial nesta quarta-feira (25) à presidente da Caixa, Rita Serrano.

A troca no comando do banco tem o objetivo de acabar com insatisfações de partidos aliados ao governo, sobretudo os do Centrão ? a quem Lula tinha prometido entregar esse posto. Em contrapartida, o Planalto espera destravar as votações da agenda econômica no Congresso.

A promessa de troca na Caixa já completa quase três meses. Nesta quarta, a agenda de Lula prevê uma reunião com Rita Serrano ao meio-dia.

Segundo assessores, enquanto a atual presidente da Caixa cumpre esse “aviso prévio”, Lula ainda vai acertar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o nome do substituto no comando da Caixa.

A irritação do Centrão em relação ao banco foi impulsionada após uma exposição da Caixa Cultural exibir colagem com ataques a Lira ? retratado dentro de uma lixeira ao lado da senadora e ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF) e do ex-ministro Paulo Guedes.

A exposição gerou irritação não só no grupo de Lira, mas também no Palácio do Planalto, que classificou a exposição de uma ?provocação infantil e desnecessária? a um aliado atual do governo.

Diante das reações, a direção da Caixa mandou suspender a exposição, que havia começado na semana passada.

A troca na Caixa já havia sido combinado por Lula com Arthur Lira, mas, até agora Rita Serrano não havia sido avisada oficialmente de que deixará o posto.

Lira e Haddad

Enquanto isso, também nesta quarta-feira, Arthur Lira deve se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Na pauta, também está a votação de projetos da agenda econômica, como o da taxação de offshores (investimentos no exterior) e dos fundos exclusivos (fundos de investimento para pessoas de alta renda).

Nesta terça, insatisfações do Centrão e da bancada ruralista levaram Lira a adiar a reunião de líderes que decidiria sobre esses temas.

No caso da bancada ruralista, a insatisfação está ligada principalmente a dois temas: o veto parcial de Lula ao projeto que definiria um marco temporal para a demarcação de terras indígenas e a forma de tributação do Fiagro, fundo de investimentos que destina recursos ao agronegócio.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Mudança na Caixa

A equipe econômica já tenta mitigar os danos com esses parlamentares. No caso da Caixa, no entanto, a negociação é capitaneada pelo Palácio do Planalto.

Além da troca de Rita Serrano, o Centrão também quer indicar nomes para as vice-presidências do banco.

Um líder do Centrão afirmou ao blog que Lula não tem obrigação de atender aos pedidos ? mas, caso não atenda, terá de articular para votar projetos de seu interesse.

A inclusão de Rita Serrano na agenda oficial de Lula nesta quarta, no entanto, já serviu para desanuviar o clima na base aliada.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS