REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Lula diz que dependendo das negociações sobre tarifaço vai ligar diretamente para Trump

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite deste domingo (26), já manhã de segunda-feira (27) na Malásia, que a depender do resultado nas negociações com os Estados Unidos nessa semana, vai ligar diretamente para o presidente Donald Trump.

“Eu já falei com os meus negociadores. Ele [Donald Trump] foi para a Coreia, para o Japão, mas a depender do resultado dessa semana, eu já vou importuná-lo com um telefonema direto”, afirmou Lula.

“Ele também tem o meu telefone. Só que, como eu não uso celular, eu dou o do meu cerimonial, o [embaixador Fernando] Igreja. Então, ele liga para o Igreja a hora que ele quiser e nós conversamos”, prosseguiu.

Os dois presidentes trocaram telefones pessoais após conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos por telefone no início do mês.

Foi a primeira vez que os dois presidentes se reuniram após os Estados Unidos anunciares tarifas de 50% a produtos brasileiros.

Durante coletiva de imprensa, o petista afirmou ainda que a reunião com Trump foi “surpreendentemente boa” e que teve a impressão de que logo não haverá problema entre os países.

“Se depender do Trump e de mim, vai ter acordo”, afirmou durante entrevista.

Lula disse ainda reconhecer ser um direito de um Presidente da República aplicar taxas quando acredita que a indústria nacional está sendo prejudicada, mas que as decisões dos Estados Unidos foram tomadas baseadas em informações erradas.

“O que não pode é acontecer o que aconteceu com o Brasil, com base em informações equivocadas, tomar uma decisão de taxar o Brasil em 50%. Ele sabe disso porque eu tive a oportunidade de dizer, agora não tem mais intermediário. Agora é o presidente Lula com o presidente Trump.”

Encontro entre Lula e Trump

A reunião entre os presidentes, que aconteceu neste domingo (26), marcou um novo passo das negociações entre os dois países.

Essa foi a primeira vez que os líderes se encontraram oficialmente para conversar sobre as tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras. Antes disso, Trump e Lula chegaram a falar por telefone e se encontraram brevemente na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro.

Em entrevista a jornalistas após a reunião, o ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o encontro foi positivo, e reiterou que Lula voltou a pedir a suspensão das tarifas durante o período de negociação.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS