REDES SOCIAIS

20°C

Lula diz que ‘não convém’ mundo marcado por conflitos, blocos protecionistas e destruição ambiental

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (13), durante evento do G20 em Brasília, que não “convém” um mundo marcado por conflitos, protecionismos e destruição ambiental, pontos que podem gerar instabilidade geopolítica no planeta.

Lula deu a declaração durante um encontro com representantes dos líderes dos países do G20, realizado no Palácio Itamaraty, em Brasília. O Brasil preside até novembro de 2024 o grupo formado por 19 países, mais União Europeia e União Africana.

“Não nos convém um mundo marcado pelo recrudescimento dos conflitos, pela crescente fragmentação, pela formação de blocos protecionistas e pela destruição ambiental. Suas consequências seriam imprevisíveis para a estabilidade geopolítica”, disse Lula.

O presidente voltou a abordar, como exemplo de conflito, a guerra no Oriente Médio entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Lula reafirmou a necessidade da existência de dois Estados na região, um para israelenses e outro para palestinos.

“O Brasil segue de luto com o trágico conflito entre Israel e Palestina. A violação cotidiana do direito humanitário é chocante e resulta em milhares de civis inocentes, sobretudo mulheres e crianças. O Brasil continuará trabalhando por um cessar-fogo permanente que permita a entrada da ajuda humanitária em Gaza e pela libertação imediata de todos os reféns pelo Hamas”, afirmou.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS