REDES SOCIAIS

40°C

Lula é aconselhado a ‘colar’ mais em Rodrigo Pacheco

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo aconselhado a “colar mais” no presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para evitar pautas polêmicas que são aprovadas na Câmara dos Deputados, diante da maioria de parlamentares ligados aos partidos de centro naquela Casa.

Segundo auxiliares, o Senado é a Casa que pode, por exemplo, bloquear projetos que atentem contra o meio ambiente vindos da Câmara.

Além disso, Lula deve se aproximar ainda mais de Rodrigo Pacheco para controlar a ação do senador Davi Alcolumbre (UB-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça e que tem atuado em conjunto, em algumas pautas, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Lula já tem feito esse movimento de aproximação de Pacheco e deve intensificá-lo.

Ao mesmo tempo, o presidente deve também buscar um melhor relacionamento com Arthur Lira, mas sabe que o ambiente na Câmara dos Deputados é adverso para o Palácio do Planalto. As principais derrotas sofridas pelo governo até agora foram naquela Casa.

Por outro lado, Lula tem em Arthur Lira um aliado para agendas da economia, como o marco fiscal, aprovado por ampla maioria pelos deputados, e a reforma tributária.

Nos bastidores, Lira tem deixado claro que atua em conjunto com o Palácio do Planalto em temas econômicos que estejam alinhados com a visão dos partidos de centro. Outras agendas, como capitalização da Eletrobrás e marco do saneamento básico, dividem os partidos do Centrão e o Palácio do Planalto.

Nesta semana, deve ser confirmada a derrota em plenário, na Câmara e no Senado, do Palácio do Planalto na votação da medida provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios. A avaliação é que, neste caso, as duas Casas vão confirmar o relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que esvaziou os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS