REDES SOCIAIS

24°C

Lula e Alckmin participam de cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, (PSB) chegaram no início da tarde desta segunda-feira (12) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a cerimônia de diplomação.

Com a diplomação, Lula e Alckmin poderão tomar posse como presidente e vice-presidente da República no dia 1º de janeiro.

A chapa Lula e Alckmin derrotou nas urnas a chapa formada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e o general Walter Souza Braga Netto (PL).

De acordo com o TSE, aproximadamente mil pessoas foram convidadas para acompanhar a solenidade, presidida pelo ministro Alexandre de Moraes.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Diplomação

A diplomação representa o momento em que o Poder Judiciário atesta que os candidatos foram legitimamente eleitos pelo povo.

Além disso, é uma exigência legal para a posse e marca o fim do processo eleitoral, já que o TSE já avaliou todas as etapas do pleito, incluindo eventuais recursos contra os candidatos e o resultado das urnas.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O prazo final para a diplomação é 19 de dezembro, mas, a pedido da equipe de Lula, o TSE adiantou a cerimônia para uma semana antes.

Para receber o diploma, os eleitos precisam estar com o registro de candidatura aprovado e as contas de campanha julgadas.

As diplomações acontecem desde 1951, mas foram suspensas durante o regime militar, de 1964 a 1985. A solenidade foi retomada em 1989, com a redemocratização e a eleição de Fernando Collor de Mello.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Podcast

Ouça o episódio do podcast O Assunto sobre “Bolsonaro, Lula e a faixa presidencial”:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS