REDES SOCIAIS

29°C

Lula e Bolsonaro vencem em suas zonas eleitorais com quase 60% dos votos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram vitoriosos em suas respectivas zonas eleitorais no segundo turno das eleições presidenciais, realizado neste domingo (30). Os dois tiveram quase 60% dos votos em suas áreas de votação — mas, no final do dia, Lula se elegeu como 39º presidente da República ao receber mais de 50% dos votos válidos de todo o país.

Enquanto Lula levou 56,87% dos votos válidos em sua zona eleitoral em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Bolsonaro teve 59,6% em sua zona em Marechal Hermes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A diferença de votos dos dois candidatos foi praticamente a mesma. Cada um teve pouco mais de 11 mil votos de vantagem em relação ao outro em sua própria zona.

Já o percentual de abstenções, votos brancos e nulos foi maior na zona de Jair Bolsonaro. Por lá, eles representaram 28,4% da soma entre os votos válidos, brancos, nulos e abstenções. Já na zona de Lula, esse número foi de 23,15%.

LEIA TAMBÉM

Votos para governo

Os votos para os governos de São Paulo e do Rio, onde estão as zonas dos candidatos, também seguiram a mesma lógica.

Fernando Haddad, candidato do PT, venceu Tarcísio, candidato eleito do Republicanos, na zona eleitoral de Lula. Por lá, Haddad teve 44,8 mil votos (56,87% dos votos válidos), contra 34 mil de Tarcísio (43,13%).

Já no Rio, onde a votação foi decidida no primeiro turno, Claudio Castro (PL) teve 31,3 mil votos (58,01%) na zona eleitoral de Bolsonaro, contra 14,6 mil (27,12%) de Marcelo Freixo (PSB), apoiado por Lula.

Como ficaram os estados

Apesar de ter sido derrotado nas eleições, Bolsonaro venceu na maioria das cidades de São Paulo e Rio.

Em todo o estado do Rio de Janeiro, Bolsonaro ganhou em 72 dos 92 municípios. Considerando apenas a capital fluminense, 34 das 49 zonas eleitorais foram para o candidato do PL.

No estado de São Paulo, Bolsonaro venceu em 547 das 645 cidades. Já na capital paulista, Lula ganhou em 35 das 58 zonas eleitorais.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS