Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram vitoriosos em suas respectivas zonas eleitorais no segundo turno das eleições presidenciais, realizado neste domingo (30). Os dois tiveram quase 60% dos votos em suas áreas de votação — mas, no final do dia, Lula se elegeu como 39º presidente da República ao receber mais de 50% dos votos válidos de todo o país.
Enquanto Lula levou 56,87% dos votos válidos em sua zona eleitoral em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Bolsonaro teve 59,6% em sua zona em Marechal Hermes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A diferença de votos dos dois candidatos foi praticamente a mesma. Cada um teve pouco mais de 11 mil votos de vantagem em relação ao outro em sua própria zona.
Já o percentual de abstenções, votos brancos e nulos foi maior na zona de Jair Bolsonaro. Por lá, eles representaram 28,4% da soma entre os votos válidos, brancos, nulos e abstenções. Já na zona de Lula, esse número foi de 23,15%.
LEIA TAMBÉM
- DISCURSO DA VITÓRIA: Lula diz que é hora de ‘restabelecer a paz entre os divergentes’ e que vai governar para todos os brasileiros
- 100% DAS URNAS APURADAS: Lula venceu com 2,1 milhões de votos a mais que Bolsonaro
- MAPA DA APURAÇÃO: Veja como foi a votação por cidade
Votos para governo
Os votos para os governos de São Paulo e do Rio, onde estão as zonas dos candidatos, também seguiram a mesma lógica.
Fernando Haddad, candidato do PT, venceu Tarcísio, candidato eleito do Republicanos, na zona eleitoral de Lula. Por lá, Haddad teve 44,8 mil votos (56,87% dos votos válidos), contra 34 mil de Tarcísio (43,13%).
Já no Rio, onde a votação foi decidida no primeiro turno, Claudio Castro (PL) teve 31,3 mil votos (58,01%) na zona eleitoral de Bolsonaro, contra 14,6 mil (27,12%) de Marcelo Freixo (PSB), apoiado por Lula.
Como ficaram os estados
Apesar de ter sido derrotado nas eleições, Bolsonaro venceu na maioria das cidades de São Paulo e Rio.
Em todo o estado do Rio de Janeiro, Bolsonaro ganhou em 72 dos 92 municípios. Considerando apenas a capital fluminense, 34 das 49 zonas eleitorais foram para o candidato do PL.
No estado de São Paulo, Bolsonaro venceu em 547 das 645 cidades. Já na capital paulista, Lula ganhou em 35 das 58 zonas eleitorais.
ELEIÇÃO EM NÚMEROS
-
Lula é eleito com a maior quantidade de votos desde a redemocratização
-
Brasil tem a eleição mais apertada para presidente desde a redemocratização
-
Lula ganhou em 13 estados e Bolsonaro venceu em 14 no 2º turno das eleições 2022
-
União se iguala a PT, e ambos governarão quatro estados; veja todos os governadores eleitos
Fonte G1 Brasília