window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da coroação do rei Charles III, em Londres, na Inglaterra, neste sábado (6). Ele estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva (veja foto mais abaixo).
O evento começou às 11h no horário local (7h, no horário de Brasília). Lula sentou ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, que teve atritos com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula e Macron se cumprimentaram pouco antes de tomarem os assentos (veja vídeo acima).
A cerimônia de coroação é o evento mais importante da ida de Lula a Londres. Para esta tarde, ainda estão previstas uma declaração à imprensa e a participação do presidente em uma confraternização reservada, a convite do rei, junto com outros chefes de Estado.
Em seguida, Lula retorna para o Brasil. O embarque está previsto para as 19h no horário local (15h no horário de Brasília).
Outros compromissos
A passagem do presidente pela Inglaterra também incluiu uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, na sexta (5), por cerca de 40 minutos. À ocasião, Sunak anunciou a doação de aproximadamente R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia.
Já na noite de sexta, Lula e Janja participaram de um jantar no Palácio de Buckingham, onde foram cumprimentados pelo rei Charles III.
A embaixadora do Reino Unido em Brasília, Stephanie Al-Qaq, postou uma foto do momento em uma rede social, e disse que o cumprimento é prova do carinho do rei pelo Brasil e pelos brasileiros.
“Sua Majestade recebeu hoje o presidente @LulaOficial e @JanjaLula no Palácio de Buckingham. Uma prova do imenso carinho do Rei pelo Brasil e pelos brasileiros”, escreveu a embaixadora no Twitter.
Também na rede social, Lula disse que conversou com Charles e com líderes de outros países.
“Encerrando o dia na Inglaterra. Agora a noite participei da recepção na véspera da coroação, onde conversei com o Rei Carlos III e chefes de estado da Alemanha, Israel, Irlanda, Coreia do Sul e outros países. Amanhã, ainda em Londres, participo das celebrações da #coronation”, escreveu o presidente.
Retomada da diplomacia
O governo federal considera a viagem do presidente Lula ao Reino Unido parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil desde a posse presidencial em janeiro.
Desde que tomou posse, Lula já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal e Espanha, e teve encontros com diversos líderes mundiais tanto no Brasil como no exterior.
Fonte G1 Brasília