REDES SOCIAIS

33°C

Lula e ministros fazem minuto de silêncio no Planalto pelos 5 anos da morte de Marielle Franco

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros reunidos no Palácio do Planalto fizeram um minuto de silêncio, nesta terça-feira (14), em homenagem à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada há exatos cinco anos.

“Hoje, ao lado da companheira Anielle Franco, reforcei o compromisso já firmado pelo ministro Flávio Dino de somarmos todos os esforços para descobrirmos quem mandou matar Marielle Franco. #JustiçaPorMarielleEAnderson”, escreveu Lula em uma rede social ao divulgar o vídeo da homenagem.

No começo da gravação, Lula diz que “a melhor forma de a gente presta uma homenagem à Marielle nesse dia é a gente fazer um minuto de silêncio”.

Anielle Franco, irmã de Marielle, é a atual ministra de Igualdade Racial e estava presente na reunião. Ao fim da homenagem, com a voz embargada, Anielle agradeceu o empenho do governo na solução do caso.

“Muito obrigada. Eu acho que, enquanto a gente não conseguir responder quem mandou matar a minha irmã, a gente segue nessa democracia frágil e é muito importante, muito significativo para nós enquanto família, mas também enquanto governo, ter um governo que de fato se preocupa com o caso e tem, cada vez mais, mostrado estar ao lado para colaborar, para a gente descobrir quem mandou matar a minha irmã”, disse.

No mês passado, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou em entrevista à GloboNews que há ?muitos indícios? de que os executores do assassinato de Marielle e Anderson Gomes não ?agiram sozinhos?.

Dino determinou em fevereiro a abertura de um inquérito na Polícia Federal para investigar as circunstâncias do crime.

Nesta terça-feira, Anielle afirmou que saber quem mandou matar Marielle “é um dever da democracia” e que, cinco anos após o assassinato da irmã, esta “é a primeira vez que o governo está realmente comprometido com justiça pelo caso”.

Lula e os ministros das áreas social, econômica e de articulação política se reuniram no Planalto nesta terça para organizar as metas e os resultados do governo para os primeiros 100 dias de mandato, a serem completados no próximo dia 10 de abril.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Marielle: cinco anos sem respostas

Cinco anos depois dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, a Delegacia de Homicídios da Capital, o Ministério Público do Rio e, desde fevereiro, a Polícia Federal tentam desvendar o crime.

As investigações foram marcadas por trocas de delegados (foram cinco nomes até aqui) e promotores e poucos avanços. E, até hoje, ninguém esclareceu quem mandou matar Marielle e qual a motivação da execução ? uma das principais linhas de investigação é que a motivação seja política.

Apenas a primeira fase do inquérito foi concluída pela Polícia Civil e o MP: a que prendeu e levou ao banco de réus o policial militar reformado Ronnie Lessa ? acusado de ter feito os disparos ? e o ex-PM Élcio de Queiroz ? que estaria dirigindo o Cobalt prata que perseguiu as vítimas. Ambos negam participação no crime.

Ouça mais detalhes sobre o estágio atual das investigações no episódio abaixo do podcast “O Assunto“:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS