REDES SOCIAIS

28°C

Lula e secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se reúnem em Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (21) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Brasília.

Blinken chegou ao Palácio do Planalto pouco depois das 9h e foi recebido por Lula para uma reunião a portas fechadas. Na pauta, segundo os dois governos, estão “questões bilaterais e globais”.

Questionado pela TV Globo na chegada, Blinken respondeu que estava “ansioso” pelo encontro ? mas evitou comentar sobre o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Já dentro da sala, segundo relatos, Lula perguntou a Blinken sobre a data das eleições presidenciais norte-americanas.

O secretário americano informou que a votação é em novembro e disse que, em razão da polarização no país, grande parte dos votos está decidida ? e o foco é em estados-chave como Michigan e Wisconsin.

Essa é a primeira visita do secretário de Estado do governo Joe Biden ao Brasil. Nos Estados Unidos, o Departamento de Estado é o responsável pela política externa do país, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.

O governo americano informou ainda que o secretário deve enfatizar o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G20 ? grupo que reúne as maiores economias mundiais ?, e à parceria entre os dois países nas áreas de direitos trabalhistas e transição energética.

O conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, contudo, também deve ser tema na pauta da conversa entre Lula e Blinken. Como secretário de Estado, Blinken tem participado das negociações entre países na tentativa de encerrar a guerra.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS