REDES SOCIAIS

35°C

Lula encontra imperador do Japão durante primeira agenda em Tóquio

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou o imperador do Japão na noite desta segunda-feira (24) no horário de Brasília – na manhã desta terça feira (25), pelo horário local. O encontro marca o primeiro compromisso do presidente durante viagem a Tóquio.

Lula teve um encontro reservado com Naruhito e sua esposa, a imperatriz Masako, que começou às 21h25, no horário de Brasília, às 9h25 de terça no Japão.

Acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, o presidente ainda voltará a se reunir com o casal imperial para um jantar.

Segundo a equipe do presidente, no Japão ele faz uma visita de “primeira categoria”, a mais alta da diplomacia local, realizada apenas uma por ano, o que prevê a audiência com o imperador.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Quem é Naruhito

Naruhito, de 65 anos, assumiu em 2019 o Trono de Crisântemo, como é conhecido o trono japonês, uma dinastia com mais de 2 mil anos, que remonta a 600 a. C., conforme registros da própria Casa Imperial.

Naruhito assumiu porque seu pai, o imperador Akihito, abdicou após 30 anos de reinado. Foi a primeira renúncia em dois séculos.

Chamado atualmente de imperador emérito, Akihito tinha 85 anos e justificou a decisão porque sentia que não conseguia mais exercer as responsabilidades do trono “de corpo e alma”, devido à idade avançada e saúde em declínio.

Filho mais velho de Akihito, Naruhito era o primeiro na linha de sucessão. Sua chegada ao trono deu início à era imperial “Reiwa” (ordem e harmonia), após as três décadas da era “Heisei” (realização da paz). Os japoneses tratam os reinados de seus imperadores por eras.

  • ?No Japão, o imperador não governa o país, responsabilidade que compete ao primeiro-ministro. O imperador é um “símbolo do povo e da união da nação”, segundo a Constituição que entrou em vigor em 1947 e pela qual o imperador perdeu seu status de semidivindade. O texto foi imposto aos japoneses pelos Estados Unidos após a derrota na Segunda Guerra (1939-1945).

Príncipe acadêmico

Naruhito nasceu em 1960 e só foi elevado oficialmente à condição de príncipe herdeiro em 1991. A decisão permitiu que ele seguisse carreira acadêmica.

Nos anos 1980, Naruhito se gradou em História pela Universidade Gakushuin (Japão), estudou no Merton College, da Universidade de Oxford (Reino Unido), e concluiu a primeira parte do doutorado na Escola de Pós-Graduação em Humanidades da Universidade Gakushuin.

O imperador lançou, nos anos 1990, um livro de memórias que destaca o período no Reino Unido, intitulado “O Tâmisa e Eu”.

O imperador é casado desde 1993. A imperatriz Masako tem 61 anos, se formou em Economia na Universidade de Harvard (EUA), estudou na Universidade de Oxford (Reino Unido) e trabalhou no Ministério das Relações Exteriores do Japão, renunciando à função para se casar com o então príncipe herdeiro.

Naruhito e Masako têm uma filha, a princesa Aiko, de 23 anos. Como no Japão as mulheres não podem assumir o trono, o imperador tem três possíveis sucessores: seu irmão mais novo, o príncipe Akishino, seu sobrinho de 15 anos, o príncipe Hisahito, e seu tio de 85 anos, o príncipe Hitachi.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS