REDES SOCIAIS

33°C

Lula faz reunião sobre tarifaço dos EUA com ministros e presidente do Banco Central

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu, na noite deste domingo (13), ministros e o presidente do Banco Central, no Palácio da Alvorada, residência oficial, para discutir os próximos passos que o governo deve dar em relação ao tarifaço anunciado pelo governo dos Estados Unidos.

Entre os assuntos que foram discutidos, está a criação de um comitê de empresários para tratar de saídas para a crise. De acordo com apurado pelo blog do Valdo Cruz, Lula quer mostrar que o tarifaço é um problema do país e não só do governo e que, por isso, todos devem se unir para proteger a economia brasileira, independentemente de suas preferências partidárias.

A reunião contou com a presença das seguintes autoridades:

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços;
  • Fernando Haddad, ministro da Fazenda;
  • Carlos Favaro, ministro da Agricultura;
  • Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais;
  • Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação
  • Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central;
  • Jaques Wagner, líder do governo no Senado Federal;
  • Maria Laura, secretária-geral do ministério das Relações Exteriores;
  • Miriam Belchior, secretária-executiva da Casa Civil.

Decreto de reciprocidade

O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou, também neste domingo, que governo vai editar, até terça-feira (15), o decreto que regulamenta a lei da reciprocidade, que permite ao Brasil responder à tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Alckmin disse, entretanto, que o governo ainda trabalha para reverter a tarifa, prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto.

“Entendemos que a taxação é inadequada e não se justifica”, afirmou o vice-presidente durante inauguração de viaduto em Francisco Morato, na Grande São Paulo.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS