REDES SOCIAIS

19°C

Lula indica Vera Lúcia como ministra substituta do TSE, e Corte passa a ter 2ª mulher negra

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva indicou Vera Lúcia como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ato foi publicado neste sábado (23) no Diário Oficial da União (DOU).

Vera Lúcia será a segunda mulher negra a integrar a Corte. Em junho, o presidente Lula indicou Edilene Lobo para compor o tribunal.

A nova ministra irá ocupar o lugar da ministra Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, que deixa a corte devido ao término do seu mandato

O nome de Vera Lúcia foi escolhido pelo presidente Lula (PT), após o Supremo Tribunal Federal (STF) referendar uma lista tríplice com indicações para o cargo.

Vera Lúcia tem 63 anos e nasceu em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. Aos 18 anos, veio para Brasília para estudar. Vera atua como advogada eleitoral e integra a Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e a Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno.

TSE

O TSE é composto por três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois provenientes da advocacia.

O ministros titulares e substitutos do tribunal eleitoral cumprem um mandato de dois anos na Corte e podem ser reconduzidos para mais um biênio no cargo.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS