O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta sexta-feira (7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para agradecer pela aprovação da reforma tributária na Casa. Padilha falou no Palácio do Alvorada, após reunião com Lula e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“O presidente Lula fez questão de fazer uma ligação ao presidente da Câmara hoje, pela manhã, para agradecer o esforço da Câmara dos Deputados, a mobilização da Câmara dos Deputados, o dia histórico da Câmara dos Deputados na votação da reforma tributária”, disse.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária foi aprovada pelos deputados em dois turnos na madrugada desta sexta, em votação histórica, após um esforço conjunto na Câmara, principalmente do presidente da Casa. Em primeiro turno, o placar foi de 382 a 118. Já no segundo turno, a proposta foi aprovada por 375 a 113.
A discussão sobre um novo sistema tributário brasileiro se arrasta há quase 30 anos no Brasil e o objetivo da medida é simplificar a cobrança de impostos no país. O texto ainda será avaliado no Senado.
LEIA TAMBÉM:
Na reunião desta sexta, o presidente Lula recebeu um balanço dos ministros Padilha e Haddad sobre o resultado alcançado com a votação da proposta. Segundo Padilha, a análise é que o governo adotou uma estratégia correta ao encampar a proposta da reforma tributária já em tramitação na Câmara.
“[A votação] é fruto de um trabalho da Câmara dos Deputados. Reforçamos nesse balanço a estratégia correta do governo de respeitar o trabalho que já vinha sendo feito na Câmara, apoiar esse trabalho, quando o ministro Fernando Haddad construiu a Secretaria Especial da Reforma Tributária”, disse.
O relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), buscou agregar pontos de ambas, além de novos posicionamentos de outros setores da sociedade, como governadores, prefeitos e empresários de diferentes áreas.
Marco fiscal e Carf
Padilha disse ainda que Lira ao presidente Lula que as votações do novo marco fiscal, das mudanças nas regras do Carf e do programa de aquisição de alimentos seguem na pauta do plenário para esta sexta, mas dependerão de diálogo junto aos líderes partidários.
“Temos pleno acordo no conteúdo tanto no Carf, quanto no programa de aquisição de alimentos, quanto daquilo que foi votado no Senado do novo marco fiscal”, disse.
“Tem acordo por parte do governo e vamos continuar trabalhando ao longo do dia junto ao presidente da Câmara, junto aos líderes da base e da oposição, para que a gente possa fazer esse esforço concentrado [de votação].”
Reunião com União Brasil
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Padilha se reunirá ainda nesta manhã com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar. O encontro acontece após anúncio do governo da saída da ministra Daniela Carneiro do comando do Turismo. O União Brasil quer indicar o deputado Celso Sabino (UB-PA) para o posto.
O martelo ainda não foi batido porque alguns líderes do partido não estão em Brasília, entre eles Davi Alcolumbre (UB-AP). A ministra Daniela seguirá no cargo até que todos os pontos sejam debatidos com o partido. Governo e lideranças do União também ainda estão definindo indicações para postos estaduais.
“A definição da data dessa mudança, vamos construir ainda com lideranças do União Brasil, que é o partido que indica esse ministério”, disse.
“Vamos definir essa data provavelmente dessa reunião com as lideranças para a próxima semana, porque eles não estão em Brasília, inclusive foi isso que impediu esse contato.”
Fonte G1 Brasília