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Lula na China: veja setores em que Brasil pode aumentar vendas para o país asiático

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Levantamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) indica que o país pode aumentar em 400 itens a lista de produtos vendidos para a China e aproveitar o atual cenário internacional para ampliar o valor das exportações para o país asiático.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil, à frente de Estados Unidos e Argentina. Dados da Apex mostram que o fluxo comercial entre Brasil e China se manteve estável entre 2023 e 2024, mas as importações brasileiras de produtos chineses aumentaram 20%.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na China e se reuniu nesta terça-feira (13) com o presidente Xi Jinping. No encontro, Lula disse que Brasil e China “nunca” estiveram “tão próximos” e afirmou que a relação entre os dois países “nunca foi tão necessária”.

A viagem de Lula à China e a declaração sobre guerras comerciais vêm num contexto em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs o chamado “tarifaço”, isto é, uma série de tarifas a produtos importados vendidos no mercado americano, provocando instabilidade no comércio global e uma guerra comercial com a China.

O argumento de Trump é que é preciso proteger os produtores locais do que ele costuma chamar de “roubo” de outros países.

Nesse cenário, a embaixada dos EUA no Brasil, por exemplo, divulgou um comunicado no qual citou o Brasil entre os países que “sufocam” parte da economia americana, acrescentando que Trump não permitirá que EUA sejam “explorados”.

Diante desse contexto, especialistas em relações internacionais e diplomatas têm dito que o Brasil deve atuar em duas frentes:

negociar alternativas com a Casa Branca;

ampliar as relações com outros parceiros comerciais.

Possibilidades de aumento de exportações

Segundo a Apex, considerando somente os países do Brics, o Brasil tem cerca de 1,6 mil produtos que poderiam ser vendidos a mais a esses países. Se considerada só a China, cerca de 400 produtos.

Veja abaixo por área, quantos produtos e alguns exemplos:

Área: Artigos manufaturados, classificados principalmente pelo material

  • Quantos produtos: 113
  • Exemplos: ferro-gusa, alumínio, couro, pérolas, cobre

Área: Matérias em bruto e não comestíveis (exceto combustíveis)

  • Quantos produtos: 61
  • Exemplos: minérios de ferro e de cobre, soja e celulose

Área: Produtos alimentícios e animais vivos

  • Quantos produtos: 46
  • Exemplos: carnes bovina, de aves e suína, milho, trigo, açúcares e melaços

Área: Combustíveis minerais, lubrificantes e materiais relacionados

  • Quantos produtos: 5
  • Exemplos: petróleo bruto, combustíveis e produtos residuais de petróleo

Área: outros

  • Quantos produtos: 164
  • Exemplos: polímeros de etileno, produtos químicos, medicamentos, motores de pistão, máquinas, aparelhos elétricos, calçados

Importação de produtos chineses aumentou

As exportações brasileiras para a China, contudo, diminuíram de US$ 104,3 bilhões para US$ 94,3 bilhões, enquanto as importações de produtos chineses aumentaram de US$ 53,1 bilhões para US$ 63,6 bilhões.

O saldo da chamada balança comercial é positivo para o Brasil, isto é, o país mais exporta que importa em valor agregado. Porém, esse saldo caiu 40% entre 2023 e 2024, passando de US$ 51,1 bilhões para US$ 30,7 bilhões.

Comparação com os EUA

Dados também obtidos pela Apex mostram que, no caso dos Estados Unidos, segundo maior parceiro comercial, o Brasil exportou no ano passado o equivalente a US$ 40,3 bilhões e importou US$ 40,6 bilhões, o que gerou um saldo negativo para o Brasil de US$ 283 milhões.

A corrente comercial, com base nesses resultados, foi de US$ 81,02 bilhões em 2024, segundo a Apex, metade da corrente comercial registrada entre Brasil e China.

Fonte G1 Brasília

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