REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Lula não pretende recuar de escolha de Jorge Messias, apesar de pressões do Senado por Pacheco

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Lula não pretende recuar de sua escolha de Jorge Messias para substituir o ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado deixou a Corte no último sábado (18).

Segundo interlocutores, uma desistência do nome do atual advogado-geral da União seria vista como uma derrota do presidente.

Por isso, ele pretende conversar no retorno da Ásia com senadores para garantir a aprovação de Messias.

Ao mesmo tempo, Lula pretende insistir com Rodrigo Pacheco para que seja candidato ao governo de Minas Gerais prometendo que, se ele não for eleito, a próxima vaga do STF seria dele, com a aposentadoria de Luiz Fux em abril de 2028.

Lula chegou a planejar o anúncio da indicação de Jorge Messias para o STF nesta última terça-feira (21), antes de viajar para a Ásia. Recuou depois de ouvir do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que ele precisava negociar antes bem a sua escolha para evitar surpresas negativas.

Dentro do Senado, aliados de Rodrigo Pacheco lembram que, no caso do senador, não é nem preciso fazer campanha. Ele já teria os votos necessários para ser aprovado, inclusive da oposição.

Já em relação a Jorge Messias, o governo teria de negociar apoios antes de enviar a indicação para evitar qualquer tipo de surpresa.

Mas, assessores de Lula não acreditam numa rejeição ao nome do advogado-geral da União. O máximo que pode acontecem, dizem, é um placar mais apertado a favor de Messias.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS