REDES SOCIAIS

35°C

Lula participa de reunião do Mercosul no Paraguai

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (8) da reunião de cúpula do Mercosul, em Assunção, capital do Paraguai.

O bloco sul-americano é composto por Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai e deve formalizar a entrada da Bolívia. Ao fim da reunião, o Uruguai assume o comando semestral do grupo.

A cúpula ocorreu sem a presença do presidente da Argentina, Javier Milei, o que causou desconforto nos demais integrantes do Mercosul, já que os presidentes não costumam faltar aos encontros semestrais do bloco.

No entanto, a chanceler argentina, Diana Mondino, representou Milei na cúpula de chefes de Estado.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Na véspera da cúpula, Milei esteve em Santa Catarina para um encontro de conservadores, quando esteve com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foi a primeira viagem do presidente argentino ao Brasil, que até o momento não teve uma agenda de trabalho com Lula.

Bolívia

A reunião deve marcar a entrada da Bolívia no Mercosul, representada na cúpula pelo presidente Luis Arce. O país, que passou recentemente por uma tentativa fracassada de golpe militar, aprovou no parlamento as regras de ingresso ao bloco.

Lula seguirá ainda nesta segunda de Assunção para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Na terça (9), ele e Arce terão uma reunião de trabalho.

O encontro já estava marcado antes da tentativa de golpe. Lula decidiu manter a viagem a fim de demonstrar apoia ao governo de Arce.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS