REDES SOCIAIS

24°C

Lula precisa falar mais para o eleitorado de centro e governar com frente ampla

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Depois da queda acentuada da aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), interlocutores do presidente da República recomendam que ele fale não só para o seu público, mas também para o eleitorado de centro e governe com a frente ampla.

Segundo eles, Lula precisa lembrar que foi eleito com o apoio de partidos de centro e que o eleitorado deste segmento foi fundamental para sua eleição.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

A avaliação destes interlocutores é que Lula, pressionado pela oposição, passou a intensificar um discurso para o eleitorado do Nordeste, baixa renda e feminino, deixando de lado o eleitorado mais de centro.

Resultado, ele não só perdeu apoio entre seus eleitores mais fiéis, como vai perdendo cada vez mais o eleitorado de centro, que votou nele porque não queria a reeleição de Jair Bolsonaro.

Para ministros da Frente Ampla, o presidente está estimulando o divisionismo ao defender mais seu eleitorado, não fazendo acenos ao eleitorado de centro. Além disso, reivindicam uma maior participação nas decisões de governo.

?O governo Lula foi eleito com o apoio da Frente Ampla, mas governa apenas para os seus?, reclama um aliado do presidente da República.

A equipe de Lula diz que a queda da aprovação reflete um final de 2024 e um início de 2025 muito ruim.

Segundo assessores, o governo vinha bem até novembro do ano passado. Em dezembro, vieram as notícias ruins.

Dólar em disparada, preços dos alimentos em alta e seguidos erros do governo, como a mudança na fiscalização do PIX, usada pela oposição de forma falsa como uma tributação, mas cuja mensagem acabou prevalecendo.

Há um consenso de que a queda da inflação é fundamental, o problema é que o governo está dividido sobre esse caminho. A equipe econômica prega um aperto fiscal para ajudar o Banco Central, a ala política quer mais programas sociais para reconquistar os eleitores.

Quatro são apontados como cruciais:

  • isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil;
  • aumento do crédito com consignado para trabalhadores do setor privado;
  • gás gratuito para famílias de baixa
  • remédio de graça na Farmácia Popular.

O problema é que tudo isso custa dinheiro público e ele está escasso.

Se o governo bancar programas sociais sem lastro fiscal, a inflação vai aumentar. Interlocutores de Lula no setor empresarial dizem que ele precisa retomar o caminho do seu primeiro mandato para se recuperar.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS