O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniu-se nesta terça-feira (13), em Brasília, com os integrantes do Conselho de Participação Social do Gabinete de Transição. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) também participaram do encontro.
A reunião ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição, e foi fechada à imprensa. O objetivo da audiência, segundo integrantes da transição, é coletar sugestões para aumentar a participação da sociedade civil no governo.
Mais tarde nesta terça ocorrerá um evento de encerramento dos trabalhos realizados pelos integrantes dos mais de 30 grupos técnicos da transição, entre os quais Economia, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Justiça.
A expectativa é que, além de Lula, Gleisi e Alckmin, o coordenador dos trabalhos dos grupos, Aloizio Mercadante, também participem do evento.
Mais cedo, Lula se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com a futura ministra da cultura Margareth Menezes.
O encontro com Lira se deu no hotel onde Lula está hospedado e ocorreu em meio à tentativa do governo eleito de aprovar na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Transição, que, entre outros pontos, eleva o teto de gastos em R$ 145 bilhões, e que, com isso, possibilita o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família.
A reunião com Margareth Menezes também ocorreu no hotel. Após o encontro, a cantora veio para o CCBB e anunciou que aceitou o convite de Lula para ser ministra da Cultura.
Fonte G1 Brasília