REDES SOCIAIS

29°C

Macron nomeia primeiro-ministro mais novo da história e primeiro abertamente gay, Gabriel Attal

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou nesta terça-feira (9) Gabriel Attal como o novo primeiro-ministro do país.

Ele será o primeiro-ministro mais jovem da história da França (34 anos) e o primeiro a ser abertamente gay.

Macron tem lutado para lidar com um parlamento mais turbulento desde que perdeu a maioria absoluta pouco depois de ser reeleito em 2022.

?A dupla Macron-Attal pode trazer uma nova vida (ao governo)?, disse o pesquisador da Harris Interactive, Jean-Daniel Levy.

A mudança acontece um dia depois de Macron aceitar a demissão de Élisabeth Borne. Ela assumiu o cargo de primeira-ministra em maio de 2022. A ex-ministra de 62 anos foi a segunda mulher a chefiar o governo francês.

Durante os 20 meses dela como chefe, o governo não teve maioria absoluta no Parlamento. Esse período foi marcado pelas discussões da reforma da Previdência, imposta por decreto, e por um episódio de distúrbios urbanos em meados de 2023.

A medida não acarreta uma grande mudança política, mas sinaliza um desejo de Macron de tentar melhorar as hipóteses do seu partido centrista nas eleições de junho na UE.

As pesquisas de opinião mostram que o campo de Macron está atrás do partido da líder de extrema direita Marine Le Pen por cerca de oito a dez pontos percentuais.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS