A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se encontrou nesta terça-feira (27) com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir a proposta que flexibiliza regras de licenciamento ambiental.
Aprovado pelo Senado na última semana, o projeto terá de ser analisado novamente pelos deputados antes de ser encaminhado à sanção.
O texto, que retornou à Câmara na segunda (26), aguarda definição de Motta sobre a data de análise das mudanças feitas pelos senadores no plenário. A bancada do agronegócio tem pressionado para que a votação ocorra já nos próximos dias.
A Motta, Marina pretende apelar para que a Câmara discuta o projeto com mais profundidade e com mais tempo.
O texto aprovado pelos senadores facilita a liberação de licença ambiental para diversos empreendimentos com potencial de impacto no meio ambiente, dispensa a licença para algumas obras e para atividades como agricultura tradicional e pecuária de pequeno porte.
Marina Silva afirma que, se a proposta for aprovada do jeito que está, será um ?desmonte? de regras ambientais.
Entidades de defesa do meio ambiente chamam o projeto de “mãe de todas as boiadas”, afirmam que a proposta dispensa o licenciamento ambiental para várias atividades agropecuárias e “põe em risco” direitos de comunidades tradicionais.
Fonte G1 Brasília