O Conselho Técnico do Campeonato Mato-grossense 2025 foi realizado na tarde desta quinta-feira, na sede da FMF. No encontro, os clubes decidiram detalhes da competição e votaram pela não realização da Copa FMF, competição que até então encerrava o calendário do futebol profissional no estado.
Segundo apurou o ge, os clubes decidiram que todas as vagas em competições nacionais fossem destinadas ao Mato-grossense. Com isso, a Copa FMF será retirada do calendário. A princípio, o planejamento da FMF é utilizar o segundo semestre do ano para organizar a segunda divisão estadual e competições de base.
A fórmula de disputa do Mato-grossense segue a mesma. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único. Os dois primeiros classificados avançam diretamente para a semifinal. Enquanto isso, os posicionados entre a terceira e sexta colocações duelam nas quartas de final.
O sétimo e o oitavo são eliminados, já os dois últimos caem para a segunda divisão.
O Mato-grossense valerá três vagas na Copa do Brasil, duas na Copa Verde e outras duas na Série D do Campeonato Brasileiro. O campeão e o vice se garantem na Série D, Copa do Brasil e Copa Verde. O terceiro colocado carimba um lugar na Copa do Brasil.
Caso o Cuiabá chegue na final, o terceiro também irá disputar a Série D em 2026.
Data de início
O Mato-grossense de 2025 vai iniciar no dia 11 de janeiro. A partida de abertura será entre os atuais campeões das duas divisões estaduais: Cuiabá e Cáceres.
A primeira rodada ainda terá os seguintes duelos:
- Sport Sinop x Nova Mutum
- Mixto x Primavera
- Luverdense x União
- Academia x CEOV
Transmissão
A TV Centro América e a Federação Mato-grossense de Futebol completam 16 anos de parceria em 2025. As transmissões do estadual de 2025 serão em TV aberta para todo o estado de Mato Grosso. Os dias e horários estão mantidos: nas tardes de sábado, às 15h30.
Fonte GE Esportes