A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou nesta terça-feira (27) que o mau uso da inteligência artificial e de outras tecnologias pode “contaminar” as eleições deste ano, quando os brasileiros vão às urnas escolher presidente, governadores, senadores e deputados federais, distritais e estaduais.
Cármen Lúcia deu a declaração durante abertura de um seminário da Justiça Eleitoral sobre segurança, comunicação e desinformação, com foco nas eleições de 2026. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também participou do evento.
“A única coisa que garante uma democracia é a confiança da cidadania nas instituições que formam o poder publico. Não há nenhuma duvida que as tecnologias, pelo mau uso, podem levar à contaminação das eleições. Ao invés de garantir o direito constitucional de informação, podem desinformar”, afirmou a ministra.
“Desinformação é um dado, a inteligência artificial é, sim, um dado novo que pode levar a uma transformação de situações com falsidades e passar para nós como se fossem verídicas. A melhor alternativa para evitar a desinformação é prevenir”, acrescentou.
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-1amjj .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Fonte G1 Brasília