REDES SOCIAIS

25°C

Mauro busca apoio de Marina para estadualizar Parque da Chapada

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

O governador Mauro Mendes (UB) esteve na segunda-feira (6) em Brasília, onde participou de uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no intuito de buscar meios para a estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do país. Além de Mauro, participaram da reunião secretários de Estado, o deputado federal Fábio Garcia (UB) e os senadores Wellington Fagundes (PL) Jayme Campos (UB) e Margareth Buzetti (PSD).

Mauro criticou a concessão do parque feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo o governador, a empresa vencedora da concessão pretende investir R$ 18 milhões em 30 anos, o que, segundo ele, é uma “merréca” perto dos R$ 200 milhões que o Governo do Estado tem em caixa para investir em apenas quatro anos no parque.

“Eu não consigo acreditar, ‘tô’ até um pouco irritado com essa história. (…) nós temos dinheiro pra investir, queremos o parque. Não dá pra fazer uma concessão pro cara investir 18 milhões de reais em 30 anos. Isso não é nada, é uma ‘merréca’ de dinheiro. Estamos tentando convencer o Governo Federal, diga-se de passagem que tem três anos que nós estamos nessa luta e os senadores têm nos ajudado. Vamos ver se agora vai dar certo e o parque passa para o governo de Mato Grosso”, afirmou Mauro em publicação no seu perfil do Instagram, ressaltando que o governo do Estado pretende fazer um “belíssimo projeto turístico” para o parque.

Na semana passada, o gestor anunciou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrará com recursos para que a empresa pública MT Participações (MTPar) participe na concorrência aberta pelo ICMBio, para a concessão do parque à iniciativa privada. Enfatizou ainda que a três anos luta pela estadualização, tendo feito os mesmos pedidos no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, Mauro Mendes aproveitou a reunião dos 27 governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada na última semana de janeiro, para obter apoio político na capital federal em seu projeto de estadualização da Chapada, gerenciada pela União desde sua criação no ano de 1989. Inclusive, mesmo tendo apoiado Bolsonaro durante a campanha, prometeu elogio público a Lula caso se conclua a estadualização do Parque.

TRANSFERÊNCIA

Para que uma unidade de conservação federal seja transferida para outro ente da federação é preciso que um projeto de lei com essa finalidade seja apresentado numa das casas do Congresso Nacional. Tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, a proposta precisa ser aprovada pela maioria simples.

Para a oposição e ambientalistas, ao menos três fatores influenciam na ofensiva do governo Mauro Mendes. São eles: a atividade de mineração; a duplicação da rodovia entre Cuiabá e o município de Chapada dos Guimarães; mais os interesses dos setores imobiliário e de entretenimento no entorno da unidade de conservação.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS